Topo

Projota: o 'Muleque de Vila' se mostrou um 'piá de prédio' no 'BBB 21'

BBB 21: Projota veste fantasia de brócolis
BBB 21: Projota veste fantasia de brócolis
Reprodução/Globoplay

De Splash, em São Paulo

02/03/2021 04h00

Mas não vacila, moleque de vila, moleque de vila, moleque de vila.

Encarado como um dos favoritos no início do "BBB 21", Projota vacilou e tem grandes chances de sair da casa hoje, em seu primeiro paredão. Dá para ficar horas elencando os motivos que levaram a popularidade do rapper, que entrou no reality show imunizado pelo público, despencar vertiginosamente.

Continua depois da publicidade

Um deles, inclusive, é não fazer o que tanto prega em suas letras, como Splash já mostrou. Mas também dá para resumir a trajetória de Projota com uma simples conclusão: o autor de "Muleque de Vila", uma de suas faixas mais famosas, se mostrou um "piá de prédio" na casa mais vigiada do Brasil.

Antes, uma definição

"Piá de prédio" é uma expressão muito usada na região Sul do país, inclusive na Curitiba natal de Karol Conká, aliada de Projota no "BBB 21". E um "piá de prédio" nada mais é que um menino mimado, o que reflete bem o comportamento do brother. Ele mais para boy de condomínio.

Se Projota for mesmo eliminado nesta noite, terá passado seus últimos dias no programa fazendo um baita "mimimi" por ter sido escolhido para cumprir o castigo do monstro. O brother detestou a brincadeira, algo que faz parte das regras do jogo que ele topou jogar.

Continua depois da publicidade

Vestido de brócolis, o rapper chorou, passou mal e reclamou tanto que a produção até fez ajustes para que a fantasia ficasse mais confortável. E esse tipo de regalia não é nada comum num programa que chegou a negar uma cadeira para um participante contundido tomar banho com dignidade.

Não bastasse a crise com a vestimenta, o brother reclamou dos outros participantes, que não estariam dando a ele o apoio que ele julga merecer durante as dancinhas do tal castigo do monstro. Projota deixou os palcos para buscar plateia dentro de um reality show. Não faz sentido.

Sobrou até para a fila do raio-x, que ele achou que deveria poder furar. De fato, Projota, como você cantou numa de suas faixas mais famosas, se emocionar não te faz ser menos homem, mas todo esse "mimimi" fez de você um dos participantes mais chatos dessa edição. Haja paciência.

O cantor se acha um grande articulador —embora seus planos todos deem errado, transformando-o num Cebolinha ou mesmo no Cérebro (aquele do Pinky, o Arthur, no caso). Ele, que bota banca de campeão, não faz por onde —Thelma, vencedora do "BBB 20", ficou presa numa gaiola e não fez metade do drama.

Continua depois da publicidade
Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do estrogonofe de Caio ao cardápio da xepa, Projota chegou a ameaçar sair do programa caso passasse fome —aquela com a qual ele teria feito amizade. E assim ele contradisse não só a persona de "Muleque de Vila" como os vídeos que gravou antes de entrar na casa, jurando não ter frescura com comida.

Até o fato de receber votos —outra premissa básica do "BBB"— gerou crises, deixando o brother fazendo beicinho, como um menino mimado. Ainda em "Muleque de Vila", Projota cantou que "os mano gosta de ir no Twitter" xingá-lo, mas dessa vez, convenhamos, até que ele deu motivos.