Topo

Kanye West em SP? Secretário explica a tour: 'Foi problema de agenda'

Kanye West
Kanye West
Reprodução

De Splash, em São Paulo

02/03/2021 04h00

Em dezembro de 2019, o frágil mundinho do brasileiro ficou abalado com uma grande notícia: o cantor Kanye West tinha aceitado um convite para cantar nas comemorações do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro.

Continua depois da publicidade

A notícia, publicada em primeira mão pela coluna da jornalista Sonia Racy, no jornal "O Estado de SP", deixou os fãs do cantor incrédulos. Assistir a um dos grandes nomes da história do hip-hop e da música de graça?

Parecia bom demais para ser verdade.

Bem, de certa forma foi mesmo. Splash perguntou para Alê Youssef, secretário de Cultura do município, que participou de reuniões para decidir a vinda do cantor, sobre a tour e o que aconteceu de fato.

Existiu a possibilidade de fazer [o show], estavam [a equipe do Kanye] vendo a melhor data. Mas não foi possível. Daí ainda veio a pandemia.
Alê Youssef, secretario de Cultura de SP
Continua depois da publicidade

Pois é, o problema foi de agenda mesmo. Como noticiado na época, a apresentação do cantor no Brasil seria na faixa. Isso porque Kanye é amigo do empresário francês Alexandre Allard, responsável pelo empreendimento paulistano Cidade Matarazzo.

Num jantar entre os dois, Allard levantou a bola de o artista fazer um show no Brasil. Kanye topou e disse: "Vou ver minha agenda e te aviso". Em paralelo, Alex foi resolvendo a situação por aqui e ofereceu a apresentação como um presente para cidade de São Paulo.

Kanye, aliás, é fã da música brasileira. Em 2012, ele se apresentou no festival SWU. Em outro momento, visitou o país e quis conhecer o cantor baiano Márcio Victor, o Psirico. Porém, o cantor brasileiro estava com a agenda lotada e não teve tempo para o encontro.

Ironias da vida, não é mesmo?

Tudo caminhava bem na negociação, já havia discussões sobre o local —o Anhangabaú, em reforma, foi descartado, e havia dúvidas sobre se um evento desse porte na avenida Paulista seria uma boa ideia.

Mas aí deu ruim...

Continua depois da publicidade
Cheguei a ser contatado, demos todo o apoio. Era uma doação empresarial, mas esbarrou no problema de agenda.
Alê Youssef

Mas calma. O sonho de assistir a Kanye West de graça ainda não morreu.

Espero que um dia aconteça, seria algo fantástico para a cidade.
Alê Youssef