PUBLICIDADE
Topo

10 palavras e expressões que aprendemos graças a Lumena no BBB 21

BBB 21: Lumena conversa no Quarto Colorido - Reprodução Globoplay
BBB 21: Lumena conversa no Quarto Colorido Imagem: Reprodução Globoplay

Christiany Yamada

Colaboração para Splash, em Castanhal (PA)

02/03/2021 16h20

Lumena Aleluia, participante do "BBB 21" (TV Globo), ficou marcada por determinadas palavras e expressões que vem usando (e abusando) desde que entrou. À parte de gírias regionais, como "barril", a baiana faz uso de outras expressões difíceis e vocabulário que talvez seja explicado pela sua atuação no meio acadêmico.

Fenotipicamente

Lumena tentou justificar as ações de Karol Conká na briga com Carla Diaz e questionar o apoio dado à atriz dizendo que "me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa".

A psicóloga quis falar sobre as características visíveis das duas participantes, notavelmente negra e branca. Mas a verdade é que ela fez isso de uma forma tão complicada que encheu os espectadores de dúvidas.

Deslegitimação da shippada

Outra para a série "decifra-me ou devoro-te" da polêmica sister. Dessa vez, aconteceu quando Karol Conká falava sobre Arcrebiano e reclamava do suposto desrespeito de Carla Diaz, que não reconhecia o relacionamento dos dois e, segundo Karol, estaria "dando em cima" de Bil.

Lumena afirmou que a "deslegitimação da shippada" do casal feita por Carla era grave. Mas o que isso significa? Em outras palavras, a atriz estaria anulando o desejo que Karol e Arcrebiano formassem um casal. Entendeu? Vamos tentar colocar em uma frase para explicar melhor:

Se você ainda não entendeu, é porque é confuso mesmo. Está tudo bem.

Jornada afetiva

Já se sabe que "jornada" é uma das palavras preferidas de Lumena, e ela tenta encaixá-la em absolutamente todos os contextos. Até mesmo nos mais improváveis. Exemplo disso foi quando chamou Arthur de "jornada afetiva" de Carla. Parafraseando Molejo, não era amor...

Ela poderia ter usado "peguete", "rolo", "ficante", "boy magia", mas quis dar o seu toque pessoal. Agora que você já sabe, também pode tentar chegar no moreno e lançar um:

Branquitude

A pauta racial foi levantada diversas vezes durante o programa, muitas delas por Lumena. A baiana usou a palavra "branquitude" em mais de uma ocasião, mas a mais marcante foi quando falou: "Carla tem egotrip cagada de transbordando ali. Toda cagada na branquitude".

O termo faz referência à identidade racial branca, que vem carregada de privilégios e é comumente colocada como "superior" às demais raças, o que resulta em desigualdades.

Ressignificar

A psicóloga também gosta muito de mudar a definição das coisas e dar-lhes um novo significado, por isso, "ressignificar" é outra palavra que não sai de sua boca.

Quem ainda não conhecia a expressão, já deve ter passado a entendê-la bem depois de tantas vezes que foi repetida no reality.

Micropolítica

A sister baiana consegue surpreender mais uma vez os espectadores com a capacidade de usar palavras inusitadas nas mais inesperadas situações.

O conceito de "micropolítica" define-se como o redescobrimento de pequenas comunidades e coletivos e é também um recorte da realidade de forma que simplifica sua análise. Mas a simplificação acaba aí, porque o discurso de Lumena continua difícil.

Reverberar

Assim como sua jornada, muitas coisas reverberam para Lumena. Ela, inclusive, chorou, dizendo que "a performance da militância fica aqui dentro, reverberando".

Essa seria só uma forma de falar "repercutindo", "ressoando", "refletindo". Mas vale guardar para o TCC, não é?

Cristalizar

Se você também achava que essa só era uma palavra usada para comidas, você não está só. Durante uma discussão com Juliette, Lumena falou que a paraibana a "cristalizava" e a reduzia a uma "única condição de explosiva".

Por sorte, a própria Juliette explicou o que significava: fixar um conceito.

Narrativa

Para Lucas, Lumena disse que não veio "para narrativa de sofrimento". Ela também acusou Juliette de "estar sempre trazendo a mesma narrativa". Não bastando, questionou a "narrativa dos seguidores" dos brothers do camarote.

Por que ela não fala simplesmente "história"? Não sabemos.

Itinerário

Outra favorita de Lumena, a sister usou a palavra até para explicar sua falta de afinidade com Carla: "Não consigo identificar, nos meus itinerários com ela, jornadas que transcendam a mediocridade".

A baiana a usa para se referir à sua trajetória, aos caminhos que percorre. E, convenhamos, é mesmo uma viagem...

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 548202 votos
52,82%
Globo/João Cotta
45,07%
Globo/João Cotta
2,11%
Globo/João Cotta
Total de 548202 votos
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto