Topo

Viola Davis sobre indicações póstumas de Chadwick Boseman: 'Ele merece'

Colaboração para o Splash, em São Paulo

24/02/2021 14h03

Viola Davis é a primeira a reconhecer a grandeza e importância de seu amigo e colega de elenco, Chadwick Boseman.

Em entrevista ao 'Entertainment Tonight', a atriz falou sobre a importância de premiações e o merecimento de Chadwick, que bateu recordes de indicações no SAG Awards pelo filme 'A Voz Suprema do Blues', protagonizado também por Davis.

"Chadwick Boseman merece. Esse é alguém que fez seu trabalho, que aprendeu a tocar trompete. Quer dizer, aqueles monólogos longos de três, quatro páginas, você está brincando? Ele fez seu trabalho, e foi extraordinário", disse Viola. Ela ainda falou sobre a importância de reconhecer tal merecimento: "Eu tenho que falar isso porque muitas vezes quando atores negros são indicados a algum prêmio ou são elogiados ou ganham um holofote, é sempre com algum empecilho ou dificuldade para que ele só consiga por ser negro. Ou só está acontecendo por isto ou por aquilo. Nunca é por merecimento".

A estrela desabafou sobre suas impressões após trabalhar com o 'Pantera Negra' e como ele era especial: "Chadwick era de fato alguém que parecia andar pelo mundo com uma auréola ao seu redor. De verdade. Ele era um em um trilhão, 'gazilhão'. Ele era alguém que tinha integridade extrema, autenticidade demais e realmente vivia a vida em seus próprios termos". Sobre a tragédia, Viola refletiu: "Há algo em mim - e me deixa emocionada falar isso agora - que acredita que, de alguma forma, ele estava pronto".

Ganhadora de um Oscar, Davis também foi reconhecida pelo seu trabalho no longa, e foi indicada à categoria de 'Melhor Atriz de Drama' na mesma premiação. Porém, ela de forma alguma vê isso como mais um prêmio. "Estou numa profissão em que a taxa de desemprego é de 95%. 0.4% dos atores são famosos. Então, quando um ator diz: 'Estou agradecido por ter sido indicado', ele está absolutamente certo. É um milagre - e realmente é - que eu tenha chegado tão longe e ter essas indicações é uma prova positiva".