Topo

Mia Farrow fala sobre Woody Allen: 'O maior arrependimento da minha vida'

A atriz Mia Farrow em evento no Lincoln Center, em Nova York, em abril de 2018 - Ben Gabbe/Getty Images for Time
A atriz Mia Farrow em evento no Lincoln Center, em Nova York, em abril de 2018 Imagem: Ben Gabbe/Getty Images for Time

Colaboração para o Splash, em São Paulo*

22/02/2021 08h28Atualizada em 22/02/2021 17h40

A série documental "Allen v. Farrow", que estreou ontem na HBO, trouxe declarações da atriz Mia Farrow sobre o diretor Woody Allen, que é acusado por sua filha Dylan de ter abusado dela sexualmente.

Farrow, que viveu um romance com Allen por 12 anos, lamentou o relacionamento.

É o maior arrependimento da minha vida, que eu não fui perceptiva o suficiente. É minha culpa. Eu trouxe esse homem para a minha família. Não há nada que eu possa fazer que vá mudar isso

Eu entendo que as pessoas não acreditem, porque quem no planeta Terra acreditaria nesse tipo de coisa vinda de Woody Allen? Eu não podia acreditar. Eu não conseguia acreditar. Todo mundo admirava Woody, amava ele, e eu também

Em "Allen v. Farrow", a atriz afirma que mantinha sua vida como mãe separada de sua relação com Allen, já que ele havia deixado claro que não tinha intenção de ser pai. Porém, após anos de relacionamento, ela questionou se ele gostaria de ser pai, mas ele impôs a condição de que somente aceitaria se pudesse "ir e vir", sem nenhum laço parental.

Como eles não conseguiam ter filhos, ela cogitou a adoção novamente. "Ele disse que se eu quisesse fazer isso não iria ser o fim do nosso relacionamento, mas que ele não queria ter nada a ver com isso. Eu pensei: 'é justo'. Ele sabia que o tipo de criança que eu adotava era vindo de países diferentes, com necessidades diferentes. Ele disse: 'talvez eu estivesse mais predisposto se fosse uma menina loira'. Então, eu achei que se ele se importava com isso, eu deveria procurar uma garotinha com essas características e talvez ele amasse ela. Eventualmente acabei tendo uma pequena menina loira, a Dylan", recordou a atriz.

Após a adoção de Dylan, o casal teve Ronan, e para Dylan foi quando a atenção do diretor começou a se voltar mais a ela. "Ele não queria ver as outras crianças. Ele queria vê-la. Ela começou a fugir dele, trancando-se nos banheiros da casa", recorda Mia.

A atriz recorda que chegou a dizer que ficava desconfortável com a forma com a qual Allen tratava Dylan, mas ele se revoltou.

Foi como acusá-lo de ser um assassino. Eu chorava e pedia perdão. Algumas vezes ele dizia: 'Eu honestamente acho que você precisa de ajuda'. E eu começava a pensar que estava ficando louca, ele não podia ser um pedófilo. Eu queria acreditar que ele não era capaz do que eu mais temia.

Woody Allen ainda não se pronunciou sobre o documentário, mas quando as acusações começaram a surgir, em 1992, ele negou que tenha cometido qualquer tipo de abuso.

Ronan Farrow usou o Instagram para se pronunciar sobre o episódio e afirmou estar "orgulhoso" de sua irmã.

Dylan se pronuncia

Após a estreia da série, a atriz Dylan Farrow também veio às redes sociais para agradecer o apoio dos telespectadores.

"Obrigada a todos por suas palavras gentis, a manifestação de apoio significa mais para mim do que posso dizer", escreveu ela no Twitter hoje. "Falar a verdade é muito difícil, mas espero que qualquer outro sobrevivente que assistiu ontem à noite saiba que não está sozinho."

Dylan ainda acrescentou: "A verdade é algo que não pode ser mudado."

Em sua postagem, o assunto da série documental em quatro partes apontou todos os espectadores que pudessem se sentir com poderes para falar depois de assistir a buscar RAINN como um recurso.

Na série, Dylan fala entra em detalhes sobre as acusações de incesto que fez contra o cineasta Woody Allen durante a infância.

"Eu sempre estive em suas garras. Ele estava sempre me caçando", disse Dylan no programa.

Allen e sua esposa, Soon-Yi Previn, divulgaram um comunicado em resposta à série. Eles afirmaram que foram procurados há cerca de dois meses para dar sua versão, com um prazo de dias: "Naturalmente, recusamos".

Esses documentaristas não estavam interessados na verdade. Em vez disso, eles se envolveram em um trabalho de demolição, crivado de mentiras. É de conhecimento geral há décadas que essas acusações são completamente falsas. Embora este ataque medíocre chame a atenção, ele não muda os fatos. Comunicado enviado por Woody Allen e Soon-Yi Previn à imprensa dos Estados Unidos

Soon-Yi também é filha adotiva de Mia Farrow, e conheceu Woody Allen aos 16 anos de idade. O cineasta é 35 anos mais velho que a companheira.

* Com informações da AFP