Topo

John Oliver lamenta voltar a falar de Bolsonaro: 'Preocupação mundial'

0 John Oliver
0 John Oliver
Reprodução/HBO

De Splash, em Santos

15/02/2021 04h00

John Oliver está aliviado. O apresentador, que estreia a oitava temporada de seu "Last Week Tonight", hoje, às 23h30, na HBO, comemora por já começar sem ter que falar sobre Donald Trump, agora ex-presidente dos Estados Unidos. Porém, lamentou ter que voltar a alfinetar Jair Bolsonaro (sem partido).

Continua depois da publicidade

Opinião sobre tudo

Para quem não está familiarizado, John Oliver apresenta o "Last Week Tonight" desde 2014. No humorístico, ele opina sobre qualquer tema, com o mesmo senso de importância: pena de morte, protestos antirracismo, mascotes fofos de cidades japonesas, ou líderes mundiais.

3 john oliver chiitan - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

John vs. Jair

À esquerda do espectro político norte-americano, Oliver dedicou um programa inteiro em 2018 para "tacar-le o pau" em Jair Bolsonaro, então candidato à presidência do Brasil.

O apresentador acusou Bolsonaro de homofobia, misoginia e racismo, além de classificá-lo como "um ser humano horrível".

6 John Oliver - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO
Continua depois da publicidade
[O Brasil] até 1985 foi governado por uma ditadura e, apesar de aquele regime se basear em tortura e assassinatos, Bolsonaro disse que o erro foi eles não irem longe o bastante.
John Oliver, às vésperas das eleições no Brasil

Oliver disse, em entrevista a Splash ao lado de outros veículos, que ver o triunfo eleitoral de Bolsonaro no Brasil foi "assistir a um acidente em câmera lenta". Mas afirma que o presidente brasileiro é "exatamente quem ele disse que seria".

9 John Oliver - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Questionado se o Brasil voltará a ser tema do programa em sua nova temporada, o apresentador disse que "infelizmente sim".

Bolsonaro é uma preocupação mundial. Seu comportamento tem consequências não só para os brasileiros, mas para o mundo inteiro. Sinto muito por vocês, brasileiros.
John Oliver, expicando por que voltará a falar sobre Brasil
Continua depois da publicidade

O apresentador, no entanto, vê com bons olhos o fato de, este ano, não ter de falar sobre Donald Trump, ex-presidente dos EUA, derrotado nas últimas eleições.

12 Donald Trump - Mandel Ngan/AFP - Mandel Ngan/AFP
Imagem: Mandel Ngan/AFP
Ele é um cara que quer atenção o tempo inteiro. O problema da equipe era fazer escolhas editorias sobre quando nos envolver em suas baboseiras e quando não fazer isso.
John Oliver, sobre Trump
14 John Oliver - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Imagem: Reprodução/HBO

Expectativas realistas

Em um mundo refém do coronavírus, Oliver não se vê muito otimista, mas espera que a crise abra os olhos das pessoas.

Se esse vírus nos deu alguma coisa além de pesadelos, foi o fato de colocar uma quantidade grande de assuntos sérios na cara das pessoas, os quais não podemos mais ignorar.
John Oliver