Topo

Atriz de 'Buffy' acusa Joss Whedon de 'comportamento não apropriado' no set

Michelle Trachtenberg denuncia comportamento de Joss Whedon no set de "Buffy" - Reprodução/Instagram
Michelle Trachtenberg denuncia comportamento de Joss Whedon no set de "Buffy" Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

12/02/2021 09h18

Michelle Trachtenberg, atriz que trabalhou na clássica série "Buffy - A Caça Vampiros" nos anos 90, acusou o criador e diretor da produção, Joss Whedon, de ter "comportamentos inadequados" no set e revelou que havia uma regra nos bastidores para não deixar a protagonista Sarah Michelle Gellar sozinha com ele.

Atualmente com 35 anos, Trachtenberg falou sobre o assunto depois que várias companheiras de trabalho na série se pronunciaram a respeito das atitudes de Whedon no set de filmagem. Em sua conta pessoal no Instagram, a atriz republicou a mensagem que Gellar escreveu dizendo que não quer ter seu nome associado ao diretor e se solidarizando com suas vítimas.

"Apesar do meu orgulho em ter meu nome associado a Buffy Summers, não quero nunca mais ser associada ao nome de Joss Whedon. Estou focada em cuidar da minha família e sobreviver à pandemia, então não voltarei a me posicionar sobre isso por enquanto. Mas estou com todos os sobreviventes de abusos e fico orgulhosa deles se posicionarem", disse Gellar em seu post.

Ao repostar a mensagem, Trachtenberg acrescentou: "Obrigada, Sarah Michelle Gellar por isso. Hoje tenho coragem, como uma mulher de 35 anos, compartilhar isso. Por que isso deve ser divulgado. Enquanto adolescente, lidando com o comportamento não apropriado dele…muito não apropriado. Então agora as pessoas sabem o que o Joss fez", começou.

Então, ela contou sobre a tal regra dos produtores da série: "O meu último comentário sobre isso: havia uma regra dizendo que ele não podia ficar sozinho com a Michelle", finalizou, sem dar maiores detalhes sobre a situação.

A revista "People" entrou em contato com representantes de Whedon, que não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Entenda o caso

As denúncias contra Whedon começaram depois da finalização do filme "Liga da Justiça", que ele dirigiu após a saída de Zack Snyder. O ator Ray Fisher, intérprete de Ciborgue no filme, falou publicamente sobre o comportamento irascível do diretor no set, sendo corroborado por Gal Gadot, que dá vida à Mulher Maravilha — que disse ter feito uma denúncia a respeito para os chefes da Warner Bros.

Há poucas semanas, a atriz Charisma Carpenter, responsável pela personagem Cordelia em "Buffy", tomou a decisão de também expor sua experiência com Whedon nos bastidores da série. "Ele atacou a minha personagem, fez piada das minhas crenças religiosas, me acusou de sabotar a série e depois me demitiu na temporada seguinte ao meu parto. Na época me senti indefesa e sozinha. Sem outra opção, engoli isso tudo e segui com a vida", disse ela no Twitter.

Fisher deu força às declarações de Carpenter, a chamando de "uma das pessoas mais corajosas" que ele havia conhecido, e atacando Whedon, o chamando de "repulsivo, abusivo, amador". Ao agradecer pelo relato, o ator escreveu: "Leiam a verdade dela. Compartilhem a verdade dela. A protejam a todo custo".

Questionada por internautas a falar a respeito das denúnicas, Sarah Michelle Gellar fez a publicação pedindo para não ter seu nome associado ao do diretor, deixando clara a interpretação de que corrobora com as denúncias feitas até o momento.