Topo

24 horas ligados: como funcionam os canais sobre o 'BBB 21' no Telegram

BBB 21: canais no Telegram viram febre para acompanhar cada detalhe do programa - Reprodução/Globoplay
BBB 21: canais no Telegram viram febre para acompanhar cada detalhe do programa Imagem: Reprodução/Globoplay

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

12/02/2021 04h00

Foi-se o tempo que acompanhar o "BBB" significava assistir somente às edições da Globo todas as noites. Hoje, além das várias câmeras do pay-per-view, as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta para ficar ligadinho em tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil.

Assim, o aplicativo de mensagens Telegram despontou como uma valiosa fonte de informações sobre o confinamento. Os canais, grupos que comportam centenas de milhares de pessoas, atualizam cada minuto da casa e mostram muito além do que é exibido no programa.

O canal "BBB 21" já reúne mais de 300 mil inscritos no Telegram, o "Espiadinha" ultrapassou a casa dos 200 mil!

Conversamos com os administradores de cada um deles para entender a rotina e o retorno de uma dedicação tão intensa ao reality.

bebfubfifi - Telegram/Reprodução - Telegram/Reprodução
Canais do Telegram bombam com cobertura do "BBB 21"
Imagem: Telegram/Reprodução

Fenômeno

Lucas Lucena, de Recife, tem 22 anos e é estudante de Pedagogia. Ao lado de outros nove amigos (que nem mesmo conhece pessoalmente!), administra o canal "BBB 21". Criado no ano passado, para acompanhar a 20ª edição, o grupo terminou 2020 com 13 mil inscritos, nem um décimo do total atual.

Neste ano, pelo hype do BBB que estava muito grande, o canal bombou. Os próprios inscritos divulgam o canal nas redes sociais, espalham o link. Toda hora tem alguém novo entrando. É surreal!

ifjifjoifjfo - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol Conká chora durante eliminação de Arcrebiano
Imagem: Reprodução/Globoplay

Erica Mathias, carioca que vive na Praia Grande, litoral de São Paulo, tem só 19 anos e um currículo de invejar: foi ela quem escreveu a famosa fanfic romântica entre Faustão e Selena Gomez!

Ela também é administradora do canal "Espiadinha" que já cobriu o "BBB" e "A Fazenda" do ano passado, mas bombou mesmo no último mês.

Como funciona?

Os administradores de cada canal atualizam o grupo com tudo que acontece no programa. Eles buscam vídeos, fazem a transcrição completa de tudo que é dito e compartilham com os demais membros, que podem interagir e comentar. Para que ninguém perca nada de importante, é claro que alguém precisa estar sempre online.

Nos dividimos. São pelo menos umas 20 horas por dia acompanhando o pay-per-view, além de checar o Twitter e outras redes. Voltamos em cada vídeo 30 ou 40 vezes para legendar o que os participantes estão falando. Até para ajudar quem não pode assistir aos vídeos naquele momento ou não escuta, por exemplo. Quando tem festa e rola muita coisa para postar, tem gente que vai dormir 9h ou 10h da manhã!

Lucas Lucena

fdnjbfen - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Sarah e Gilberto conversaram na área externa da casa
Imagem: Reprodução/Globoplay

A idade dos administradores varia dos 15 aos 20 e poucos anos. A maioria estuda, mas não trabalha. A dedicação é total ao programa e dá resultado: além do aumento nos membros, os conteúdos dos canais viralizam fora do Telegram. Os canais, inclusive, migraram também para outras redes, ganhando perfis no Instagram e no Twitter.

É extremamente gratificante ver nosso trabalho reconhecido nas outras redes sociais. Isso nos move a entregar um conteúdo cada vez melhor. Também é muito legal a interação entre as pessoas dentro do canal, um espaço para conhecer outros fãs do programa. É um fluxo de 24 horas.

Erica Mathias

Reunir tanta gente nos canais também abre espaço para novas possibilidades. Apesar de ainda no início, ambos os canais começaram a atrair o interesse de anunciantes. Marcas ou mesmo pessoas que querem divulgar seus produtos ou conteúdos para os grupos e estão dispostas a pagar pelo serviço. Todos os lucros são divididos entre os administradores. "O Telegram é um palco de divulgação e está chamando atenção das empresas", explica Erica.

Isso a Globo não mostra!

Lucas e Erica defendem que a visão de quem participa dos canais do Telegram é muito mais ampla do que quem só assiste ao "BBB" pela TV. Pelo tempo limitado de cada edição do programa, muita coisa acaba ficando de fora. Mas nada passa despercebido nos grupos!

Acompanhar no Telegram é a imersão no programa. Claro que acompanhar na Globo é necessário, mas quem trabalha ou estuda e às vezes, não pode ver tudo, tira meia horinha pra checar o celular e se atualiza. Mostramos tudo, o lado bom e ruim dos participantes, passamos a visão completa.

Erica

jfofvmoff - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lucas desiste do programa
Imagem: Reprodução/Globoplay

A edição corta muita coisa. Quando o Lucas desistiu, por exemplo, o Rodolffo ficou na porta do confessionário, insistindo para abrirem e o Lucas sair. Isso não passou na TV. Quem vê o canal do Telegram tem uma visão ampla de tudo que acontece.

Lucas