Topo

Série da HBO corta cena que mostrava gatos mortos de verdade após denúncia

Foto de "Generation", nova série da HBO Max - Reprodução
Foto de 'Generation', nova série da HBO Max Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

10/02/2021 08h57

O drama teen "Generation", que ainda nem foi ao ar, já provocou polêmica por causa de uma cena em cuja filmagem foram usados gatos mortos de verdade. A produção da HBO Max resolveu tirar a cena do episódio em questão após uma denúncia anônima no Twitter.

Os cadáveres de gatos foram utilizados durante uma sequência que retratava uma aula de biologia, onde os alunos dissecavam o animal. A usuária Lilith Rose, do Twitter, relatou o acontecido a partir de um amigo que trabalhou na série.

A produção não avisou aos figurantes sobre os gatos mortos, e muitos tiveram respostas traumáticas. Aparentemente, disseram aos figurantes que eles dissecariam sapos (e muitos presumiram que seriam cadáveres falsos de sapos, por causa de riscos sanitários e do cheiro). Ao invés disso, apareceram com gatos de verdade e pressionaram os figurantes a ficar no set mesmo assim."
Lilith Rose no Twitter

Por fim, segundo Rose, no mesmo dia a equipe foi informada que um dos cinegrafistas da série estava infectado com a covid-19. "Isso deveria ter sido dito antes, mas claramente eles queriam capturar a cena dos gatos antes que alguém desistisse", comentou.

Depois da denúncia, a própria HBO Max confirmou o uso dos cadáveres em declaração à Variety. O streaming alegou, no entanto, que todos os participantes da cena foram avisados com antecedência e que, quando dois figurantes se recusaram a gravar, eles foram liberados do set com pagamento.

A HBO Max também disse que "Generation" busca retratar "experiências autênticas de colegial, retiradas da vida dos próprios roteiristas". A série, que tem Justice Smith ("Detetive Pikachu") como protagonista, foi criada por Zelda Barnz, de 19 anos de idade, com o seu pai, Daniel Barnz.

Lena Dunham, de 'Girls', é produtora da série - Divulgação - Divulgação
Lena Dunham, de 'Girls', é produtora da série
Imagem: Divulgação

Quem também se pronunciou foi Lena Dunham, uma das produtoras e diretoras da série. A norte-americana, que segue uma dieta e um estilo de vida vegano, disse que não estava no set no dia em questão, e nem sabia da intenção dos seus colegas de usarem cadáveres reais em cena.

Na minha vida e no meu trabalho, sou uma pessoa comprometida com o tratamento humano e ético dos animais. Não uso cadáveres de animais em nenhum dos meus trabalhos, nunca usei, não estava no set nesse dia, e nem sabia dos planos da produção para esta cena. Apoio integralmente a retirada da cena do episódio."
Lena Dunham sobre polêmica com 'Generation'

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informava o sexto parágrafo da nota, o nome da cocriadora de 'Generation' é Zelda Barnz, e não Linda Barnz. A informação foi corrigida.