Topo

Carolina Dieckmann relembra raspar o cabelo em cena: 'Entrega total'

Carolina Dieckmann relembra cena raspando o cabelo em "Laços de Família"
Carolina Dieckmann relembra cena raspando o cabelo em "Laços de Família"
Globoplay/Reprodução

De Splash, em São Paulo

08/02/2021 04h00

É inevitável. Assim que começam os primeiros acordes de "Love By Grace", canção de Lara Fabian, já somos automaticamente transportados para uma das mais inesquecíveis cenas da história da teledramaturgia.

Continua depois da publicidade

Tal cena vai ao ar hoje, em "Laços de Família", atualmente reexibida no "Vale a Pena Ver de Novo". Camila, personagem de Carolina Dieckmann, raspa os cabelos em decorrência do tratamento contra a leucemia.

Conversamos com a atriz, direto dos EUA, para reviver as memórias de mais de 20 anos atrás.

Quando eu vejo a cena, vejo meus medos, minhas inseguranças. Um certo orgulho de ter enfrentado aquilo, tão nova. Tem muita memória emotiva dela gravada em mim. Nunca imaginei que se tornaria icônica. Ela prova o tamanho da minha entrega total.

Carolina explica que a cena nem mesmo estava no roteiro. Tinha sido pensada para uma campanha de incentivo à doação de medula óssea, mas acabou indo ao ar. Enquanto seus cabelos eram raspados, Carol também ouvia a música ao fundo, o que liberou toda a sua emoção.

Tudo é muito surpreendente. Não nasceu como uma cena. É até uma curiosidade que eu tenho: como Ricardo Waddington e Manoel Carlos chegaram nessa cena?

Continua depois da publicidade

Dividindo opiniões

Na época da novela e também agora com a reprise, Camila enfrenta rejeição de parte do público. Seu comportamento mimado e a atitude de se casar com o ex-namorado de sua mãe foram reprovados. Mas Carol acredita que o sucesso da personagem está justamente aí.

Acho que é tão bonito por isso. Ela tem seus erros, não é uma mocinha comum. Ela tem um caminho até chegar na doença no qual ela amadurece. Acho bom que ela divida opiniões. As pessoas não são uma coisa só, não são mocinhas ou vilãs. Elas são misturas de experiências.

cufdndf - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Helena (Vera Fischer), Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann) viveram triângulo amoroso na novela Laços de Família (Globo)
Imagem: Divulgação/TV Globo

Amadurecimento

Quando iniciou os trabalhos de "Laços", Carolina havia acabado de se tornar mãe pela primeira vez. Encarar uma mocinha na novela das oito era uma responsabilidade que a atriz define como o pontapé consciente de sua carreira.

Eu era muito jovem e o papel foi escrito pra mim. Estava decidindo sobre a vida, tinha acabado de ter filho. Foi a primeira novela em que me senti atriz. A maternidade traz muitos questionamentos. Fazer essa novela depois de ter sido mãe me deu uma carga dramática que eu não tinha antes.

Continua depois da publicidade
fototpogtgo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carolina Dieckmann com os filhos, Davi e José, e o marido, Tiago Worcman
Imagem: Reprodução/Instagram

Se ela sente saudades? Carol diz que não é do tipo saudosista.

Sempre que penso numa novela, penso nos amigos, nas experiências que tive, nas ajudas, nas trocas. O que fica para mim de cada trabalho são essas convivências que a gente leva para a vida toda. Mas não sou muito de ficar sentindo saudade