Topo

Salma Hayek estrela ficção científica: 'Não entendi, mas me fascinou'

Salma Hayek e Owen Wilson em 'Bliss: Em Busca da Felicidade'
Salma Hayek e Owen Wilson em 'Bliss: Em Busca da Felicidade'
Divulgação/Amazon Prime Video

Do UOL, em Santos

05/02/2021 04h00

Salma Hayek está na ficção científica "Bliss: Em Busca da Felicidade", que chega hoje ao serviço de streaming Amazon Prime.

Em conversa com Splash, a atriz de "Frida" (2002) diz que, a princípio, ficou confusa com o conceito de realidade simulada retratado no roteiro, mas achou a história fascinante.

Continua depois da publicidade

Mundo paralelo

"Bliss", o quarto filme de Mike Cahill como diretor, conta a história de Greg (Owen Wilson), trabalhador de escritório gente-como-a-gente que, após um encontro com a sem-teto Isabel (Salma Hayek), passa a desconfiar de que a realidade em que vive não passa de uma simulação virtual.

Eu disse sim ao filme antes de ler o roteiro, porque sou fã de Mike. Eu não entendi a história a princípio, mas me soou fresco e original. Era fascinante e eu tive de participar.
Salma Hayek
2 Salma Hayek e Owen Wilson em 'Bliss' - Divulgação/Amazon Prime Video - Divulgação/Amazon Prime Video
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Sci-fi com romance

Como em filmes anteriores do diretor ("Another Earth" e "I Origins"), o roteiro busca contar uma história humana e íntima por meio da ficção científica.

Desta vez, trata-se do relacionamento entre Greg e Isabel e da busca dos personagens pela felicidade plena.

3 Salma Hayek e Owen Wilson em Bliss - Divulgação/Amazon Prime Video - Divulgação/Amazon Prime Video
Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video
Continua depois da publicidade

Na história, Greg se encontra dividido entre um "mundo feio", de dificuldades e questões familiares mal resolvidas, e um "mundo perfeito", sem grandes desafios.

Mike contou a Splash que ficou instigado a escrever o roteiro depois de ler um trabalho acadêmico do filósofo Nick Bostrom que "provava matematicamente" que vivemos em uma simulação de realidade.

Mike Cahill - Reprodução/ Amazon Prime Video - Reprodução/ Amazon Prime Video
Imagem: Reprodução/ Amazon Prime Video
São conceitos intelectuais, mas quis usá-los para contar a história de um homem que persegue a ideia de paraíso, mas, no curso da história, aprende a amar o caos.
Mike Cahill

Ele afirma que trabalhar com a dupla de protagonistas foi uma "experiência fantástica".

Continua depois da publicidade
Eles são artistas brilhantes e têm qualidades complementares. Juntos, são explosivos. Owen tem uma calma cheia de força. Salma tem carisma, charme e magnetismo inquestionáveis.
Mike Cahill

O diretor contou à reportagem que um dos filmes importantes para sua formação como cineasta foi "Cidade de Deus" (2002), dirigido por Fernando Meirelles.

Cidade de Deus - Reprodução/Cidade de Deus - Reprodução/Cidade de Deus
Imagem: Reprodução/Cidade de Deus
Um dos maiores filmes de todos os tempos é 'Cidade de Deus', todos o conhecem. Eu o vi em um momento de formação, quando estava decidindo trabalhar com filmes.
Mike Cahill