Topo

'Bacurau' está elegível para a premiação do Oscar 2021

Cena de "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles - Reprodução
Cena de 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles Imagem: Reprodução

Colaboração para o Splash, em São Paulo

29/01/2021 19h32Atualizada em 30/01/2021 10h17

"Bacurau" está alçando novos voos e pode ser indicado ao Oscar 2021. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles está elegível na premiação após ter entrado nesta semana no Academy Screening Room, plataforma de acesso exclusivo aos membros da Academia votantes do Oscar.

A notícia foi divulgada pela distribuidora Vitrine Filmes por meio das redes sociais. De acordo com a publicação, "dentre as categorias que o filme pode ser indicado, destacam-se melhor filme, direção, atriz coadjuvante, ator coadjuvante e roteiro original."

A produtora ainda ressaltou que "o filme é elegível em todas as categorias para longas-metragens de ficção, exceto filme internacional". Para esta categoria, este ano, o Brasil tenta emplacar uma indicação com o documentário "Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou", de Barbara Paz, viúva do diretor.

"Bacurau" se passa em um povoado fictício do sertão brasileiro, cuja população descobre que está sendo ameaçada por invasores misteriosos.

O longa-metragem foi lançado em 2019 e conquistou diversos prêmios, como o de melhor filme estrangeiro no New York Film Critics Circle. A obra também foi citada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um de seus filmes favoritos de 2020.