Sassá Mutema, muro de Berlim: como era o mundo na estreia do 'Domingão'

26 de março de 1989. Estreava na TV Globo o programa "Domingão do Faustão".
Trinta e dois anos depois, Fausto Silva deixará a emissora. A Globo confirmou a despedida para o fim deste ano, por "decisão do apresentador".
Três décadas é tempo para caramba. São gerações e gerações que nasceram já com o programa líder de audiência no ar e como referência na televisão brasileira.
Mas, agora, vamos voltar no tempo para apresentar como estava o mundo naquele ano de 1989, quando Fausto Silva estreou seu dominical.
Era tudo mato?
Antes do "Domingão do Faustão", as tardes de domingo na TV Globo contavam com uma programação variada até o início do "Fantástico". Isso incluía séries, programas de humor como "Os Trapalhões", além do "Vídeo Show".
Sim, o "Vídeo Show" também tinha uma edição aos domingos.
A novela da época
No horário nobre da TV Globo, a novela que o Brasil acompanhava naquele ano era "O Salvador da Pátria", que contou com Lima Duarte interpretando Sassá Mutema, Francisco Cuoco vivendo Toledo Blanco e Susana Vieira como Gilda.

E o Oscar vai para....?
O ano de 1989 também foi de grandes produções para o cinema, como "Faça a Coisa Certa" e "Sociedade dos Poetas Mortos". Na grande premiação do cinema mundial, quem levou a estatueta de melhor filme foi "Rain Man", com Dustin Hoffman e Tom Cruise.
Paradas de sucesso
O programa comandado por Faustão também ficou conhecido por receber grandes nomes da música —nacional e internacional.
Em 1989, a rainha Madonna lançava o álbum "Like a Prayer", que vendeu mais de 15 milhões de cópias pelo mundo.
No Brasil, o rock dominava com a estreia de "As Quatro Estações", da Legião Urbana, e "Õ Blésq Blom", dos Titãs.
Mudanças políticas no Brasil...
Comandado por José Sarney, o Brasil vivia uma transição entre a ditadura militar (1965-1985) e a Nova República, com as primeiras eleições diretas para presidente acontecendo no ano de estreia do "Domingão" (1989). Fernando Collor venceu o pleito.

... e no mundo
Em 9 de novembro de 1989, o mundo viu ruir o Muro de Berlim, símbolo da divisão entre Alemanha Oriental (comunista) e Alemanha Ocidental (capitalista).

E aí? Deu saudade?
Do que você lembra quando pensa em 1989?