Topo

O que passava na Globo aos domingos antes do Faustão?

"Domingão do Faustão"
"Domingão do Faustão"
Reprodução/Globo

De Splash, em São Paulo

25/01/2021 17h00

Você tem a impressão que o "Domingão do Faustão" sempre esteve presente nos domingos da Globo? Oloco, meu!

Com o anúncio da saída de Faustão da emissora, que deve acontecer em dezembro deste ano, resolvemos entrar no túnel do tempo para descobrir: o que passava na emissora antes do Faustão?

Entre 1965 e 1976, a programação dominical contava com nada mais nada menos que o "Programa Silvio Santos". Sim, o dono do SBT chegou a fazer carreira na Globo antes de fundar sua emissora. Foi lá que o Baú da Felicidade se tornou um sucesso de vendas.

Continua depois da publicidade
Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Silvio Santos faz gincana em seu programa na Globo, no início dos anos 1970
Imagem: Divulgação/TV Globo

Com a saída de Silvio para a TV Tupi, a Globo apostou em diversos programas, que não tiveram tanto sucesso com o público.

Até a chegada do Domingão... Que demorou um pouco!

"Moacyr TV" estreou em 1976 e contava com Moacyr Franco e Pepita Rodrigues para comandar o dominical. O programa tinha o objetivo de encontrar novos talentos para as novelas da época.

Logo depois, veio a "Batalha dos Astros", que ficou no ar entre 1983 a 1984, e foi comandada por Luiz Carlos Miele. Como o nome indica, era uma disputa entre famosos da época com perguntas e respostas.

Continua depois da publicidade
Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Luiz Carlos Miele no "Batalha dos Astros", game show apresentado por ele. Lá, ele recebeu personalidades como Juca Chaves, Rosemary, Rogéria, Ronaldo Bôscoli, Jorge Dória e Dercy Gonçalves
Imagem: Divulgação/TV Globo

No mesmo ano, ainda surgiu o "Guerra dos Sexos", inspirado na novela de Silvio de Abreu. Outro programa de perguntas e respostas, só que mulheres ficavam em um grupo e homens em outro.

Ainda em 1984, a Globo resolveu apostar em programas de humor durante o domingo à tarde, como o "Humor Livre", que não durou nem um ano.

Continua depois da publicidade

"Vídeo Show" começou aos domingos. O programa que mostrava os bastidores da Globo, que foi extinto em 2019, estreou em 1983 e ficou até o fim da década na programação dominical.

Tássia Camargo foi a primeira apresentadora do "Vídeo Show", que estreou no dia 20 de março de 1983 - Tássia Camargo foi a primeira apresentadora do "Vídeo Show", que estreou no dia 20 de março de 1983
Imagem: Tássia Camargo foi a primeira apresentadora do "Vídeo Show", que estreou no dia 20 de março de 1983

Então chegaram as séries!

A partir de 1985, as tardes de domingo da Globo viraram o espaço das séries gringas na emissora. Foram exibidas produções como "Duro na Queda" (The Fall Guy"), "Faro Fino" ("Crazy Like a Fox") e "Deloucacia de Polícia" ("The Last Precinct").

Os domingos nunca mais foram os mesmos na Globo com a chegada do "Domingão do Faustão", em março de 1989.

Agora, resta saber, o que será que acontecerá com as tardes de domingo na emissora?

Continua depois da publicidade

Estamos de olho!

João Cotta/TV Globo - João Cotta/TV Globo
Imagem: João Cotta/TV Globo