Topo

Isso é tão Black Mirror (mesmo!): Microsoft registra tecnologia da série

Hayley Atwell e Domhnall Gleeson em 'Be Right Back', episódio de 'Black Mirror'
Hayley Atwell e Domhnall Gleeson em 'Be Right Back', episódio de 'Black Mirror'
Reprodução

De Splash, em São Paulo

22/01/2021 10h11

Lembra daquele episódio de "Black Mirror" em que uma jovem viúva (Hayley Atwell) usa uma nova tecnologia para se comunicar com o parceiro morto (Domhnall Gleeson)? Pois a situação do capítulo "Be Right Back" pode se tornar realidade em breve.

Continua depois da publicidade

Quem está realizando esse "sonho" (ou seria pesadelo?) tecnológico é a Microsoft, que registrou em patente um robô que é capaz de simular, para o usuário, uma conversa com qualquer pessoa — baseando-se em imagens, gravações de áudio, posts de redes sociais e mensagens eletrônicas.

Mike Segar/Reuters - Mike Segar/Reuters
A fachada do prédio da Microsoft em Nova York (EUA)
Imagem: Mike Segar/Reuters

Segundo o The Independent, os documentos da patente até deixam em aberto a possibilidade de construir um modelo 2D ou 3D da pessoa que o robô está treinado para reproduzir — exatamente o que acontece no episódio de "Black Mirror".

Que loucura!

"Progredimos de 'isso soa como um episódio de Black Mirror' para 'isso é literalmente o primeiro episódio da segunda temporada de Black Mirror'."

Pelo amor de Deus, pessoal...

"Black Mirror: *faz um episódio mostrando uma distopia tecnológica*. Empresas de tecnologia: 'Ei... isso é uma boa ideia... vamos fazer isso'."

Continua depois da publicidade

"Só um lembrete básico: 'Black Mirror' (e ficção distópica como um todo) é para ser alerta sobre os perigos da tecnologia, e não um manual de instruções."