Topo

Superman por US$ 100 milhões? 'Foi fácil' recusar, diz Josh Hartnett

Josh Hartnett para a revista Mr. Porter
Josh Hartnett para a revista Mr. Porter
Reprodução

De Splash, em São Paulo

21/01/2021 11h52

Ele é o homem que recusou o papel de Superman — e um cachê de US$ 100 milhões por três filmes! Mas não espere arrependimento da boca de Josh Hartnett, conhecido por papéis em "Pearl Harbor" e "Penny Dreadful".

Na época, pareceu óbvio para mim recusar. [...] Superman era um risco. Sim, havia muito dinheiro envolvido, mas dinheiro não é tudo. Já vi muitas pessoas se afogarem no dinheiro.

Josh Hartnett à revista Mr. Porter
Continua depois da publicidade

De fato, recusar Superman (e Homem-Aranha, e Batman!) foi parte de um padrão maior para Hartnett, que se sentia sufocado nos seus anos de maior sucesso. "Uma vez, queria mascar chiclete em uma cena, e os executivos do estúdio decidiram que isso não era bom para minha imagem", contou.

Decidi ter uma vida [fora de Hollywood]. Isso sempre foi minha prioridade. Eu não queria ser um carreirista egocêntrico. Nunca serei essa pessoa.
Josh Hartnett sobre os rumos de sua carreira
Divulgação - Divulgação
Josh Hartnett em 'Pearl Harbor' (2001)
Imagem: Divulgação

Que Superman foi esse?

Hartnett foi considerado para o papel por volta de 2002. A ideia era uma trilogia de filmes do kriptoniano, o primeiro dos quais seria escrito por J.J. Abrams — mas o longa nunca aconteceu, e o herói só voltou às telas em "Superman: O Retorno" (2006), com Brandon Routh.

Continua depois da publicidade
Divulgação/Warner Bros - Divulgação/Warner Bros
Brandon Routh em cena de 'Superman - O Retorno' (2006)
Imagem: Divulgação/Warner Bros