Topo

Alice Braga defende cultura do Brasil e critica governo: não aprecia a vida

A atriz brasileira Alice Braga
A atriz brasileira Alice Braga
Jon Kopaloff/FilmMagic

De Splash, em São Paulo

14/01/2021 04h00

Alice Braga tem sido um expoente da cultura brasileira no exterior. Em entrevista a Splash, ela falou sobre seu crescimento lá fora e refletiu sobre os obstáculos da arte no Brasil: segundo ela, o governo atual (do presidente Jair Bolsonaro) não apoia a cultura e "não aprecia a vida".

É muito triste o que a gente está passando: um governo que não aprecia a vida é um governo que causa morte. A gente tem de se unir como sociedade para lutar contra isso.
Continua depois da publicidade
John Sciulli/Getty Images for NALIP - John Sciulli/Getty Images for NALIP
Imagem: John Sciulli/Getty Images for NALIP
Mais do que nunca, estou com vontade de fazer coisas no Brasil. Pela nossa indústria e nossa cultura, que está em um momento tão difícil, afetada por um governo que não a apoia.
Levar um pouco do Brasil para fora e trazer um pouco de felicidade para as pessoas com o meu trabalho é o que eu mais tenho vontade de fazer.

Embora tenha vontade de voltar com mais força às produções brasileiras, Alice tem trabalhado muito em projetos estrangeiros como "Soul" (2020), da Pixar, "Os Novos Mutantes" (2020), da Marvel, e "O Esquadrão Suicida" (previsto para 2021), da Warner.

Splash quis saber: a ambição dela é Hollywood?

Continua depois da publicidade
Nem é especificamente uma ambição. Nos últimos anos, como eu fiz 'A Rainha do Sul', acabei passando mais tempo mesmo nos EUA. Acabei ficando mais forte lá fora.
Patti Perret/USA Network/NBCU Photo Bank/NBC Universal via Getty Images - Patti Perret/USA Network/NBCU Photo Bank/NBC Universal via Getty Images
Imagem: Patti Perret/USA Network/NBCU Photo Bank/NBC Universal via Getty Images

Ao longo da entrevista, Alice ficou emocionada por pensar em seu trabalho como uma das coisas positivas que o Brasil tem exportado —no momento em que o povo brasileiro sofre com a crise e vê mais de 200 mil mortes causadas pela covid-19.

Enaltecer a nossa cultura é enaltecer quem somos. Quando dizem que têm orgulho por eu ser brasileira, fico muito honrada. Quero levar para o mundo o que a gente tem de muito lindo.
reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Imagem: reprodução/Instagram