Topo

Simone que nada! Veja 20 músicas natalinas para fugir do 'Então é Natal'

Mariah Carey em novo clipe de All I Want For Christmas is You, feito em comemoração aos 25 anos da música - Reprodução/Yotube
Mariah Carey em novo clipe de All I Want For Christmas is You, feito em comemoração aos 25 anos da música Imagem: Reprodução/Yotube

Marcella Duarte

Colaboração para Splash

22/12/2020 04h00

Então é Natal! Ok, chegou o fim de ano, hora de trocar presentes e de celebrar o aguardado momento com a família —com precauções contra o coronavírus, claro—, mas isso não significa que necessariamente você precisa ouvir Simone.

O hit "Então é Natal" é uma das principais coisas que surgem na cabeça de brasileiros nessa época do ano. Não tem jeito, é um sucesso. Mas sabemos que muita gente não aguenta mais ouvir isso e procura por coisas novas para animar o dia natalino.

Se você também não quer sentir um arrepio na espinha ao ouvir a frase "e o que você fez?"—principalmente em 2020, um aninho pra lá de ingrato—, Splash separou 20 músicas natalinas para você rodar na sua playlist com a família a noite toda.

E tem de tudo: rock, pop, sertanejo e até funk. Confira abaixo:

Músicas de Natal para todos os gostos

As clássicas

John Lennon e Yoko Ono - Happy Xmas (War is Over) (1971)

Se você não aguenta mais ouvir "Então é Natal", que tal a original em inglês? John Lennon, dos Beatles, e sua esposa Yoko Ono escreveram esta música, na verdade, como um protesto contra a Guerra do Vietnã.

Bobby Helms - Jingle Bell Rock (1957)

Um grande sucesso da era do rádio, que ganhou a simpatia das novas gerações ao aparecer em uma cena memorável do filme "Meninas Malvadas". A música foi regravada por Hilary Duff, Rascal Flatts, Blake Shelton e Miranda Lambert, entre outros.

Wham! - Last Christmas (1984)

A música de George Michael fez tanto sucesso ao longo dos anos que até ganhou um filme no ano passado, chamado "Uma Segunda Chance para Amar". Um hino à sofrência na noite de Natal.

Mariah Carey - All I Want For Christmas Is You (1994)

Talvez a música de Natal mais conhecida do pop recente, e um dos maiores hits da cantora Mariah Carey. Já foi regravado por diversos outros artistas, como Shania Twain, Miley Cyrus, Ariana Grande, John Mayer, Michael Bublé, CeeLo Green e My Chemical Romance.

José Feliciano - Feliz Navidad (1970)

O maior clássico latino-americano de Natal, com frases em espanhol e em inglês. O porto-riquenho José Feliciano nasceu cego, devido a um glaucoma congênito, e se dedicou à música desde criança.

Novos Baianos - Boas Festas (1971)

A música de Natal mais genuinamente brasileira foi composta em 1933, pelo melancólico poeta Assis Valente, com o título "Anoiteceu". Ganhou diversas regravações e adaptações ao longo das décadas, ficando conhecida como "Boas Festas", em vozes como Novos Baianos, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Luiz Melodia e Pato Fu.

Dê uma chance a estas

Elvis Presley - Blue Christmas (1957)

A Sony Music acaba de lançar um novo clipe para a música "Blue Christmas", que ficou famosa na voz do rei Elvis. A animação mostra a melancolia das festas deste ano, em que muitos não estarão juntos de seus entes queridos.

Bob Dylan - Must Be Santa (2009)

Aos 68 anos de idade, Bob Dylan lançou esta divertida versão em ritmo polka para uma tradicional música natalina dos anos 60. Em 2016, o duo folk She & Him, da atriz Zooey Deschanel, também gravou sua versão, incluindo nomes de novos presidentes norte-americanos.

Backstreet Boys - Christmas Time (1996)

Não podia faltar uma boy band nesta lista. Quem viveu os anos 90 e 2000 com certeza se recorda dos "garotos da rua de trás".

blink-182 - I Won't Be Home for Christmas (1997)

Para os fãs de rock e pop punk, uma canção nada tradicional, cheia de ironias e o típico humor da banda blink-182. Nesta música, o trio californiano canta como eles não vão estar em casa para o Natal e como essa data não importa tanto assim. "Só deixem os presentes e me deixem em paz!".

Do pop recente

Gwen Stefani e Blake Shelton - You Make It Feel Like Christmas

Casal queridinho do "The Voice" norte-americano, os dois também são parceiros na música, como esta divertida e romântica canção natalina.

Ariana Grande - Santa Tell Me (2014)

Para os mais moderninhos, Ariana Grande já gravou diversas músicas de Natal, incluindo dois discos inteiros dedicados a elas.

Taylor Swift - Christmas Tree Farm (2019)

Os fãs sabem que Taylor Swift passou a infância na fazenda de seu pai. Anos depois, esta memória afetiva resultou em uma fofa música de Natal.

Brasil-sil-sil

Victor e Leo - Noite Feliz (2013)

Talvez a música natalina cristã mais famosa mundialmente, "Silent Night", na versão de uma dupla sertaneja brasileira. A composição original é dos austríacos Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber, cuja primeira execução aconteceu há mais de 200 anos, em 1818. No Brasil, também ficou famosa na voz de Ivan Lins.

Roupa Nova - Natal Todo Dia (2007)

A simpática banda lançou um disco inteiro dedicado a canções de Natal, algumas inéditas (como esta que dá nome ao álbum), versões em português e regravações em inglês.

Jorge Ben Jor - Natal Brasileiro (1986)

Neste samba-rock, Jorge Ben Jor foge das tradições importadas e descreve a verdadeira ceia de Natal do brasileiro: missa do galo, frutas tropicais e a clássica farofa.

Luiz Gonzaga - Cartão de Natal (1954)

Do sertão brasileiro, Luiz Gonzaga deseja um Feliz Natal e Ano Novo. A música já foi regravada por Elba Ramalho e outros cantores nordestinos.

MC Bin Laden, Mc Brinquedo, MC Pikachu e Mc 2K - Feliz Natal (2014)

Não podia faltar um funk nesta lista, já que o gênero tem se tornado um dos principais do Brasil nos últimos anos. Mas nada de pancadão: esta música é para toda família.

Protestando no Natal

Raimundos - Infeliz Natal (1996)

Como o nome sugere, a música não é exatamente animadora. Uma crítica ao sistema, por uma das bandas de maior sucesso do rock nacional.

Garotos Podres - Papai Noel Velho Batuta (1985)

Mais uma crítica ao sistema, com a agressividade do punk rock brasileiro. Não ouça se for muito apegado às tradições natalinas.