Topo

Por Onde Anda

Contamos a história de artistas que foram famosos e estão afastados do mundo do entretenimento, investindo em uma outra carreira, ou vivendo em outro país.


Lembra dela? Jane Fonda, de 'Top Model', relembra bastidores da novela

Carol Machado, à esquerda, como Jane Fonda na novela 'Top Model' e em foto atual
Carol Machado, à esquerda, como Jane Fonda na novela 'Top Model' e em foto atual
Reprodução Viva e Instagram

De Splash, no Rio

22/12/2020 04h00

Carol Machado era uma adolescente de 14 anos quando interpretou Jane Fonda, uma das filhas de Gaspar Kunder (Nuno Leal Maia) na novela "Top Model", exibida pela 1ª vez em 1989 e disponível no Globoplay. A atriz relembra que ficava encantada em poder contracenar com um elenco de peso ainda tão jovem.

Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo
Continua depois da publicidade

Não existiam muitas novelas com enredos elaborados para crianças e jovens. Todo mundo queria ter uma família daquela, viver na praia. Todos éramos muitos novos. Era a primeira novela de Zezé Polessa, Gabriela Duarte, Marcelo Faria.

Carol recorda que existia todo um cuidado da produção para que os atores mirins e adolescentes não faltassem às aulas da escola por conta de gravações.

"A sensação que tenho é de muito cuidado, pegavam a gente na escola, a gente não gravava de manhã porque todos estudavam".

Muitos dali eram meus ídolos. Imagina trabalhar tão próximo com o Nuno [Leal Maia], Malu [Mader], Taumaturgo [Ferreira] , Zezé [Polessa], pessoas que foram essenciais na minha formação, não só como Jane Fonda, mas como Carol artista. É como iniciar como tapete vermelho

Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mar de ressaca

O elenco gravava cenas nos estúdios, mas boa parte da família do Gaspar tinha externas, que aconteciam na Praia da Macumba, zona oeste do Rio, onde ficava a casa do surfista quarentão.

"Às vezes, a gente chegava na casa, tinha uma ressaca, as ondas estavam quase invadindo a casa".

Continua depois da publicidade

Tinham cenas de pegar ondas. No dia que fui gravar, o mar estava super alto, eu pegava onda, mas não era uma surfista. Entrei no mar, não tinha dublê, desci as ondas, deu super certo e eles usaram a cena ao longo da novela

Saudade

Nuno Leal Maia deu vida ao surfista gente boa, que era um paizão compreensivo e moderno de Jane, Elvis (Marcelo Faria), Ringo (Henrique Farias), Olívia (Gabriela Duarte) e John Lennon (Igor Lage). Carol conta que o clima nos bastidores era familiar e sente saudades do seu pai da ficção.

Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tenho saudade do Nuno de dar uma dor no coração. A gente ensaiou muito tempo antes de gravar o primeiro capítulo. O Nuno arrasou, foi um aventureiro, pegava aquelas pranchas e entrava no mar, impressionante a força do trabalho dele refletiu para aquela família toda crescer.

Continua depois da publicidade

Mãe de duas

A atriz é mãe de duas meninas: Marina de 4 anos e Tereza, de 6 anos, do casamento com a artista visual Kika Motta. Ela diz que conversa com as filhas sobre a atuação situação.

"Num ano de convivência integral, tenho falado com elas sobre essa questão das coisas que acontecem no mundo".

Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Imagem: Instagram/Reprodução

Posso, de alguma maneira, na hora de direcionar duas meninas mulheres, dar contorno e muito afeto, fazer uma legenda dos sentimentos para que elas cresçam com inteligência emocional. Quando você é mãe, você pensa sobre todas essas coisas e é um grande mergulho sobre você mesma.

Teatro

Longe da TV desde 2015, onde atuou no sitcom "Odeio Segundas", no canal GNT, Carol é bastante atuante no teatro e está cheia de planos para 2021.

Vou estrear ano que vem no espetáculo 'Os Supeitos', que terá uma mistura de linguagem do audiovisual com o teatro, será um projeto lindo no Paço Imperial para público jovem e infantil.

Continua depois da publicidade

Voltar à TV também está nos planos da atriz, que atuou ainda em "Lua Cheia de Amor", "Vamp" e "Cara & Coroa".

"Reencontrei na pandemia meu amigo Pedro Vasconcelos que também fez 'Top Model' e hoje é diretor geral. Quero fazer uma novela do Pedrinho", avisa.

Te esperamos de volta às novelas, Carol!