Topo

Berlim 2021 será virtual, com evento especial presencial no meio do ano

Wagner Moura, elenco e equipe de "Marighella" posam no tapete vermelho do Festival de Berlim 2019 antes de sessão de gala do filme - Andreas Rentz/Getty Images
Wagner Moura, elenco e equipe de "Marighella" posam no tapete vermelho do Festival de Berlim 2019 antes de sessão de gala do filme Imagem: Andreas Rentz/Getty Images

De Splash, em São Paulo

18/12/2020 11h48

O Festival de Berlim de 2021 vai acontecer em formato virtual, confirmaram os organizadores hoje à revista Variety. Planejado para os dias 1º a 5 de março, o festival optou pela cautela contra o coronavírus, apesar do início das vacinações em vários países ao redor do mundo.

Abertura do Festival de Berlim 2018 - Pascal Le Segretain/Getty Images - Pascal Le Segretain/Getty Images
Abertura do Festival de Berlim 2018
Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Evento 'dividido'

Os organizadores da Berlinale prometeram, no entanto, exibir alguns filmes da seleção para o público em uma data mais segura — inicialmente, junho de 2021.

Entre 1º e 5 de março, os longas serão disponibilizados virtualmente para o júri internacional, que vai escolher os vencedores dos prêmios.

Em março, a indústria cinematográfica poderá se reunir (online) para apoiar e iluminar a nossa seleção. Já no verão, como em um novo começo, 70 anos depois da nossa primeira edição, o público poderá celebrar os diretores e suas equipes, tanto nos cinemas quanto em sessões ao ar livre."
Carlo Chatrian, diretor artístico do Festival de Berlim

No ano passado, o ganhador do Urso de Ouro, o prêmio maior do festival, foi o francês "Synonymes", de Nadav Lapid.