Topo

'Bob Esponja', 'iCarly' e mais? Samsung lança streaming gratuito com Nick

Bob Esponja, da Nickelodeon
Bob Esponja, da Nickelodeon
Divulgação/Nickelodeon

De Splash, em São Paulo

09/12/2020 11h02

A Samsung lança hoje, no Brasil, um serviço de streaming gratuito para quem tem Smart TVs da marca: o TV Plus, que, dentre outras coisas, terá uma programação de desenhos e outras atrações clássicas da Nickelodeon.

Continua depois da publicidade

No lançamento, a programação do "Nick Clássico" já inclui atrações como "Kenan & Kel" e "Rugrats Crescidos", que conquistaram a geração dos anos 1990 e 2000.

Com o tempo, deve incluir também "Bob Esponja", "iCarly" e "Os Padrinhos Mágicos", a exemplo do que ocorre no exterior —ainda não no Brasil.

Porém, nem tudo são flores: o TV Plus só estará disponível em Smart TVS com o sistema operacional Tizen (normalmente lançadas depois de 2018). E é necessário que ela esteja conectada à internet.

E estamos falando de um streaming diferente de outros que você já conhece, como Netflix, Disney+ e Prime Video: no TV Plus, você não escolhe o que vai assistir. O serviço tem uma programação de horários, em esquema semelhante ao da televisão tradicional.

Splash conversou com exclusividade com Sang Kim, vice-presidente sênior de produtos da Samsung, para explicar os detalhes sobre o lançamento.

Continua depois da publicidade

É um paralelo interessante: o TV Plus aproveita o poder da internet e a comodidade da TV convencional. Parece uma TV a cabo convencional, mas é distribuída pela internet. Reunimos conteúdos audiovisuais que nasceram para a internet, mas apresentamos características mais próximas da TV linear.

- Sang

Mas como um serviço gratuito pode sustentar a si mesmo?

Nenhum download, assinatura ou cadastro de cartões serão necessários. O Samsung TV Plus é rentabilizado por anúncios, que foram pensados cuidadosamente para atingir o usuário-alvo e em menor quantidade do que na televisão tradicional.

Vale lembrar que, diferentemente da TV a cabo, o TV Plus da Samsung exige internet. Mas como otimizar um lançamento como esse em um país como o Brasil, no qual muitas casas não têm conexão tão estável quanto lá fora?

O TV Plus usa uma estrutura de dados de taxa de bits adaptável para otimizar a qualidade de streaming com base na largura de banda disponível do usuário. Porém, como qualquer tipo de aplicativo ou serviço de streaming, quanto mais estável e rápida for a conexão, maior será a qualidade.

- Sang Kim