Topo

Homenageada na CCXP, 1ª revistinha da Mônica tem até Silvio Santos

Capa da reedição de 2007 de 'Mônica e a sua Turma', a primeira revista da Mônica, publicada em maio de 1970
Capa da reedição de 2007 de 'Mônica e a sua Turma', a primeira revista da Mônica, publicada em maio de 1970
Divulgação/MSP

De Splash, em São Paulo

03/12/2020 04h00

A primeira edição da revista da Turma da Mônica fez 50 anos em 2020. Aliás, em 1970 ainda nem era "Turma da", e sim "Mônica e a sua Turma". Única com esse nome, a edição e alguns de seus personagens foram lembrados no pôster da CCXP Worlds, que rola virtualmente entre os dias 4 e 6 de dezembro.

Olha só o resultado:

poster - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

Com o traço de 20 artistas diferentes que já ilustraram obras do selo Graphic MSP, o pôster da CCXP traz reinterpretações dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa.

Edição disputada

Para celebrar ainda mais essas cinco décadas, fomos atrás de curiosidades e histórias contadas nessa primeira revistinha publicada da Mônica. Vale lembrar que, na última edição da CCXP, até encontramos um volume original à venda por R$ 500 em um dos expositores. E isso era baratinho!

revista da monica - Guilherme Machado/UOL - Guilherme Machado/UOL
Imagem: Guilherme Machado/UOL

90 centavos!

Publicada em maio de 1970, "Mônica e a sua Turma" era uma revista em quadrinhos mensal. Quanto custava? 90 centavos de cruzeiro novo, moeda que mudaria para cruzeiro naquele mesmo mês. Se não erramos na conta (perdão, a turma aqui é de humanas), seria em torno de R$ 3 hoje. Justo!

Continua depois da publicidade

Há muitas diferenças em relação aos materiais atuais, é claro, mas aí está a graça. Ver o tanto que os personagens evoluíram é gostoso demais. Mauricio de Sousa sobre o relançamento da revista histórica, em 2007

A edição histórica de 1970 tinha 64 páginas e seis histórias. A primeira é com a própria Mônica, e as outras focam em Franjinha e Bidu, Jotalhão, Cebolinha, Turma da Mata e Cascão, respectivamente. A revista foi republicada em 2007 pela Panini e hoje pode ser lida na íntegra no app Banca da Mônica.

As historinhas de "Mônica e a sua Turma", de 1970:

  • Mônica é daltônica
  • O cachorro falante
  • O amor da Rita
  • O Soro da Invisibilidade
  • Raposão em A Corrida
  • Cascão não quer sabão

Crossover de respeito

É justamente na última história de "Mônica e a Sua Turma", a do Cascão, que um "convidado" inusitado aparece: Silvio Santos. Na época, o SBT ainda nem existia e o todo-poderoso da TV era um popular apresentador da TV Globo! Pois é.

Continua depois da publicidade
ss - Divulgação/MSP - Divulgação/MSP
Imagem: Divulgação/MSP

Silvio Santos surge na revista como um empresário dono da marca de sabonetes Milava e faz uma proposta tentadora e milionária para convencer Cascão a tomar banho. Genial!

A CCXP Worlds: A Journey of Hope acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, de forma completamente virtual. Como todo ano, a Mauricio de Sousa Produções participa do evento geek e vai contar as novidades do Bairro do Limoeiro em um painel no sábado (5), às 17h, no principal palco, aThunder Arena.