Topo

Ator de 'The Umbrella Academy', Elliot Page anuncia que é transgênero

De Splash, em São Paulo

01/12/2020 14h41Atualizada em 02/12/2020 08h46

Ellen Page, de "The Umbrella Academy" e da saga "X-Men", anunciou hoje em seu Instagram que se identifica como transgênero e que adotou o nome Elliot. O astro chegou a ser indicado ao Oscar em 2008, como protagonista de "Juno", de Jason Reitman.

O nome anterior de Elliot foi usado nesta reportagem apenas para contextualização. Esta será a última vez que o UOL citará o ator desta forma.

Olá, amigos, eu queria compartilhar com vocês que sou trans, meus pronomes são ele/elu, e meu nome é Elliot. Eu me sinto sortudo por poder escrever isso. Por estar aqui. Por ter chegado neste ponto da minha vida."
Elliot Page no Instagram

Elliot, que durante a carreira ficou conhecido também pelo ativismo na causa LGBTQ+, escreveu que sente "enorme gratidão pelas pessoas incríveis que o apoiaram nessa jornada", e descreveu como "maravilhosa" a sensação de "se amar o bastante para finalmente ir atrás do seu eu verdadeiro".

Eu me sinto infinitamente inspirado por tantos na comunidade trans. Obrigado por sua coragem, sua generosidade, e por trabalhar incessantemente para fazer deste mundo um lugar mais inclusivo e compassivo. Eu sempre oferecei qualquer apoio que eu puder dar à comunidade, e continuarei lutando por uma sociedade mais amorosa e igualitária."
Elliot Page promete continuar lutando por direitos LGBTQ+

Medo e ativismo

Elliot ainda disse que conhece a realidade violenta de preconceito enfrentada pelas pessoas transgênero, e que tem "consciência dos privilégios que carrega" por sua cor e posição social.

Para os líderes políticos que lutam para criminalizar o atendimento de saúde às pessoas trans, negando o nosso direito de existir, e para todas as pessoas que continuam usando suas plataformas enormes para falar coisas hostis às pessoas trans: vocês têm sangue em suas mãos. Vocês incentivam uma onda de ódio vil e humilhante que cai sobre os ombros da comunidade trans, onde 40% dos adultos já tentaram suicídio. Chega! Você não está sendo 'cancelado', está machucando pessoas. Eu sou uma dessas pessoas, e nós não ficaremos calados diante desse tipo de ataque."
Elliot Page sobre transfobia

O ator, cujas páginas na Wikipedia e no IMDb já foram atualizados para refletir a sua identidade como homem trans, terminou sua postagem com uma mensagem de aceitação.

Eu amo ser trans. Eu amo ser queer. Quanto mais me aproximo do meu eu verdadeiro e o abraço, mais posso sonhar, mais meu coração cresce, e mais eu prospero. Para todas as pessoas trans que lidam com assédios, problemas de autoestima, abuso e ameaças de violência todos os dias: eu vejo vocês, eu amo vocês e farei de tudo para mudar o mundo para melhor."
Elliot Page finaliza mensagem no Instagram

Elliot deve reaparecer nas telas com a terceira temporada de "The Umbrella Academy", já confirmada pela Netflix.

Emma Porter, esposa de Elliot desde 2018, compartilhou o texto do marido em seu Instagram e acrescentou: "Estou tão orgulhosa do Elliot. Pessoas trans, queer e não-binárias são um presente para este mundo".

Eu também peço paciência e privacidade, mas que vocês se juntem a mim no apoio fervoroso das vidas trans todos os dias. A existência do Elliot é uma dádiva por si só. Continue brilhando, querido E. Te amo muito.
Emma Portner sobre Elliot Page