Topo

Pai de Zezé e Luciano disse que dupla só poderia se separar após sua morte

Dona Helena, seu Francisco Camargo, Zezé e Luciano; pai dos cantores morreu hoje
Dona Helena, seu Francisco Camargo, Zezé e Luciano; pai dos cantores morreu hoje
Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

24/11/2020 11h14

Pai de Zezé Di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo morreu ontem aos 83 anos. Seu Francisco nasceu em Sítio Novo, no interior de Goiás, e foi o grande incentivador da dupla sertaneja.

Apesar das condições humildes, ele previu o sucesso dos filhos e não poupou esforços para isso.

Continua depois da publicidade
Zezé Di Camargo e Luciano se apresentam no Festival Virada Salvador 2019 - João Alvarez/UOL - João Alvarez/UOL
Zezé Di Camargo e Luciano se apresentam no Festival Virada Salvador 2019
Imagem: João Alvarez/UOL

Francisco foi quem deu a Zezé uma sanfona quando ele ainda era menino e o encorajou a cantar com o irmão mais novo, Emival. Os dois filhos de Francisco formaram a dupla Camargo e Camarguinho, mas uma tragédia quase fez o sonho acabar.

Zezé Di Camargo e família com Seu Francisco - Colaboração para o UOL - Colaboração para o UOL
Zezé Di Camargo e família com Seu Francisco
Imagem: Colaboração para o UOL

Emival morreu em um acidente de carro e Zezé chegou a parar de tocar a sanfona que ganhou do pai. Aos poucos, voltou a cantar.

O sucesso viria ao lado do irmão Welson Camargo, mais conhecido como Luciano.

Francisco teve participação importante no estouro da dupla. Ele, que trabalhava com construção civil, gastou o dinheiro que tinha comprando fichas telefônicas, ligando para a rádio da cidade para pedir a música "É o Amor", primeiro dos dois.

A cena é um clássico do filme "2 Filhos de Francisco"

Continua depois da publicidade

Eu tinha fé e antes deles nascerem eu já falava [que eles fariam sucesso na música].

Francisco Camargo, pai de Zezé Di Camargo e Luciano

Orgulhoso da própria história

A história de Francisco e da mulher, Helena, é de luta contra uma realidade difícil e ele mesmo dizia que lembrar do passado é sofrer duas vezes, mas mesmo assim afirmava que faria tudo novamente se voltasse no tempo.

Nos 25 anos da dupla, Francisco disse que não suportaria ver a dupla Zezé Di Camargo e Luciano separada.

Eles têm que esperar eu morrer para depois se separarem. A coisa mais gostosa é escutar o disco deles dentro do meu carro. Não escuto disco de ninguém. Só dos meus filhos.

Francisco Camargo para o programa "Conexão Repórter"

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, Francisco enfrentou alguns problemas de saúde, como um enfisema pulmonar, chegando a ficar internado. Ao deixar o hospital, no início do ano, em uma cadeira de rodas, passeou pela fazenda da família que Zezé havia acabado de reformar.

Com o filme "2 Filhos de Francisco", de 2005, ele, que foi interpretado pelo ator Ângelo Antônio, brincou que estava fazendo tanto sucesso quanto Zezé e Luciano. Além dos dois, ele também é pai de Emmanoel José, Marlene, Wellington, Walter, Werlei e Luciele.

Ângelo Antonio abraça Francisco, pai de Zezé e Luciano, em um reencontro dez anos após o lançamento do filme 'Dois Filhos de Francisco' - Graça Paes/Brazilnews - Graça Paes/Brazilnews
Ângelo Antonio abraça Francisco, pai de Zezé e Luciano, em um reencontro dez anos após o lançamento do filme 'Dois Filhos de Francisco'
Imagem: Graça Paes/Brazilnews

Peço perdão pela tristeza que estou sentindo agora, porque sei que minha dor também é sua. Me perdoe pelo egoísmo de insistir que fique aqui, mas meu amor é tão grande, que me tira a sensatez, a lucidez e o entendimento, que a vida é assim!

Zezé Di Camargo ao se despedir do pai

Continua depois da publicidade