Topo

O que você precisa saber sobre Star Wars para entender 'The Mandalorian'

Baby Yoda ao lado do personagem título de 'The Mandalorian', no trailer da segunda temporada
Baby Yoda ao lado do personagem título de 'The Mandalorian', no trailer da segunda temporada
Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

22/11/2020 04h00

Agora que o Disney+ está entre nós, já dá para tirar o atraso e acompanhar o Baby Yoda em "The Mandalorian". Mas se você não é lá muito ligado aos filmes "Star Wars", não tema: dá para ver a série sem eles —e nós te ajudamos a entender alguns conceitos básicos para se situar nesse universo.

O que é um Mandaloriano?

Os Mandalorianos são parte de um clã que se originou no planeta de Mandalore, mas abraçou também habitantes de outras partes da galáxia. São conhecidos por serem guerreiros e por suas armaduras características, como a usada pelo protagonista da série, vivido por Pedro Pascal.

Continua depois da publicidade
Cena da série The Mandalorian - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Baby Yoda tem relação com o Yoda?

Você provavelmente em algum momento já deu de cara com o Yoda da trilogia original:

Mestre Yoda, personagem de "Star Wars" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Até o momento, não sabemos se, para além de serem da mesma espécie, há alguma relação entre Yoda e A Criança -o nome "oficial" da criaturinha fofa da série. Baby Yoda, na verdade, foi o apelido que ele ganhou dos fãs por sua semelhança com o antigo personagem.

Mas o que podemos dizer com certeza é: A Criança NÃO é Yoda, visto que a série se passa depois do filme "O Retorno de Jedi", em que Yoda morre.

Continua depois da publicidade

Sobre a espécie de ambos, também não sabemos muita coisa, já que George Lucas, o criador de "Star Wars", nunca deu detalhes sobre ela. Pelo visto, esta tarefa vai ficar com "The Mandalorian" mesmo.

O Baby Yoda em "The Mandalorian" - Divulgação - Divulgação
O Baby Yoda em "The Mandalorian"
Imagem: Divulgação

O Império

O Cliente (Werner Herzog), o misterioso personagem que coloca o nosso mandaloriano para buscar o Baby Yoda, tem ligações com o Império, um governo totalitário que dominou a galáxia por duas décadas, explorando e subjugando vários planetas e suas populações.

O Império era comandado pelo Imperador Palpatine, que tinha como braço direito Darth Vader. Palpatine e seu séquito foram derrotados em "O Retorno de Jedi", e foi estabelecida a Nova República.

O imperador Palpatine - Reprodução - Reprodução
O imperador Palpatine
Imagem: Reprodução
Continua depois da publicidade

Por que isso é importante?

A história de "The Mandalorian" se passa alguns anos após a queda do Império, de forma que, em muitas regiões, ainda há um vácuo de poder —o que resulta em disputas de grupos locais que acabam entrando no caminho do protagonista da série.

E, o principal: essas forças que sobraram do Império querem muito pegar o Baby Yoda para estudá-lo. Para qual propósito, ainda não sabemos ao certo.

E Moff Gideon e seu [SPOILER]?

Se você já viu até o fim da primeira temporada, você deve ter ficado surpreso ao ver que Moff Gideon (Giancarlo Esposito), o homem por trás da caçada ao Baby Yoda, tem um sabre de luz diferente, que é preto.

Continua depois da publicidade
Giancarlo Esposito como Moff Gideon em "The Mandalorian" - Reprodução - Reprodução
Giancarlo Esposito como Moff Gideon em "The Mandalorian"
Imagem: Reprodução

Trata-se do Sabre Sombrio, uma arma lendária que, no cânone de "Star Wars", foi criada pelo primeiro mandaloriano a entrar para a ordem Jedi. Ele teve um papel importante na reunificação de Mandalore na luta contra o Império —e vamos descobrir mais sobre ele na segunda temporada da série.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado em uma versão anterior deste texto, os mandalorianos não se limitam apenas ao povo originário de Mandalore. O erro já foi corrigido.