Topo

Mandela será interpretado por Bukassa Kabengele em 'Falas Negras', da Globo

Bukassa Kabengele como Nelson Mandela em 'Falas Negras
Bukassa Kabengele como Nelson Mandela em 'Falas Negras
Victor Pollak/Globo

Colaboração para o Splash, em São Paulo

19/11/2020 16h35

"Falas Negras", especial que a TV Globo exibe amanhã no dia da Consciência Negra, promete trazer um pouco da trajetória de diferentes personagens históricos. Entre eles, o advogado Nelson Mandela, interpretado pelo ator Bukassa Kabengele.

Para o ator, interpretar o advogado é a realização de um sonho. "Estou em êxtase. Madiba conversa com as minhas buscas na vida por dignidade e direitos iguais para todos. Suas falas são atuais, me tocam e emocionam. Dão sentido a toda minha batalha contra o racismo."

Continua depois da publicidade

Nelson Mandela foi presidente da África do Sul e viveu entre 1918 e 2013, liderando o movimento contra o Apartheid no país. Condenado em 1964 à prisão perpétua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional. Recebeu o "Prêmio Nobel da Paz", em dezembro de 1993.

"Mergulhar nesse texto me fez ficar em paz com minhas lutas pelo respeito humano. Mandela está em mim há bastante tempo, muito mais do que eu imaginava"

Bukassa Kabengele, que também estrelou a minissérie "Carcereiros", ainda ressaltou que o mérito do especial é trazer, em um único episódio, "protagonismo, representatividade, história, cultura, visibilidade, ancestralidade e humanidade."

"São 22 personalidades importantes nas construções da dignidade e diretos humanos para a população negra na história mundial. Essas falas representam todas as vozes de vítimas do racismo estrutural. Trazem empoderamento, identidade e autoestima. Essas falas nos fortalecem e dignificam."

Além de Mandela, outras figuras também serão representadas no programa, entre elas Marielle Franco, vivida por Taís Araujo, Mirtes Souza, mãe do menino Miguel Otávio, que morreu após cair de um prédio de luxo no Recife, vivida por Tatiana Tibúrcio e James Baldwin, interpretado por Ângelo Flávio.

Continua depois da publicidade

Idealizado por Manuela Dias, 'Falas Negras' é dirigido por Lázaro Ramos.

O elenco ainda conta com Fabricio Boliveira, Babu Santana, Guilherme Silva, Ivy Souza, Naruna Costa, Heloisa Jorge, Barbara Reis, Mariana Nunes, Izak Dahora, Silvio Guindane, Olivia Araujo, Reinaldo Junior, Aline Deluna, Flávio Bauraqui, Samuel Melo, Aílton Graça, Tulanih Pereira, Valdineia Soriano.