Topo

Ele matou a família toda: os crimes reais mais assustadores no streaming

Chris Watts, a esposa Shanann Watts e as filhas Celeste e Bella Reprodução

De Splash, em São Paulo

16/11/2020 04h00

Histórias sobre crimes reais sempre chamaram atenção do público. Quem não se lembra das noites em claro depois de assistir ao "Linha Direta" lá nos anos 2000? Mas o true crime, gênero dessas produções, nunca esteve tão em alta.

Em todas as plataformas de streaming, o que não falta são novas séries e documentários investigativos sobre crimes e mistérios da vida real.

Splash selecionou os mais interessantes (e assombrosos!) para tirar seu sono e ativar seu lado detetive!

Em família

A história de Shanann e Chris quase foi um conto de fadas. Nas redes sociais, pareciam o casal perfeito, mas ele teve o sangue frio de assassinar a mulher grávida e as duas filhas. Contado através de posts do Facebook, "American Murder" (2020) da Netflix é uma dura experiência.

Em aberto

Se histórias com resoluções trágicas já são traumáticas, imagine quando o mistério ainda não tem solução. As série "Mistérios sem Solução" e "Quem Matou María Marta", ambas deste ano, abordam crimes e situações macabras que até hoje não tiveram um desfecho.

María Marta era uma rica cidadã argentina que foi encontrada morta pelo marido no banheiro de casa. Tudo indicava se tratar de um acidente doméstico, a não ser os seis tiros em sua cabeça... 18 anos depois do crime, o culpado ainda não foi encontrado.

Febre inicial

"Making a Murderer" (2015) foi o primeiro sucesso do true crime da Netflix. A trajetória conturbada de Steven Avery, preso injustamente por 18 anos e depois condenado novamente, fascinou as pessoas no lançamento e ainda intriga os espectadores de hoje.

Steven Avery em cena de "Making a Murderer" Imagem: Reprodução

Crime selvagem

Uma das séries da Netflix mais comentadas deste ano, "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" se debruça sobre a extravagante vida de Joe Exotic, criador de felinos acusado da tentativa de assassinato da ativista Carole Baskin. Não é assustador, mas com certeza é viciante!

Joe Exotic, astro de 'Tiger King', em cena do documentário da Netflix Imagem: Divulgação/IMDb

Gatinhos não...

Um vídeo de filhotes de gato sendo torturados até a morte despertou a ira de amantes dos felinos, mas eles descobriram que o culpado estava envolvido em crimes ainda maiores. "Don't F**k with Cats: Uma Caçada Online" (2020) da Netflix é chocante e muito perturbador.

Crimes contra crianças

Na Netflix, pelo menos três documentários diferentes exploram crimes cometidos contra crianças. Difícil de ser digerida, "O Caso Gabriel Fernandez" (2020) mostra o caso de um menino de apenas 8 anos torturado pela própria mãe.

"Quem é JonBenet" (2017) tem uma abordagem bastante original: o filme mostra testes de elenco com atores da cidade-natal da pequena miss assassinada dentro da própria casa. "O Desaparecimento de Madeleine McCann" (2019) remonta a famosa história do sumiço da garota inglesa em Portugal.

A polícia procura por Madeleine McCann, que desapareceu em Portugal em 2007 Imagem: PA MEDIA

Sequestro espacial

Ser sequestrada uma vez já deve ser ruim. Imagine duas vezes. E pela mesma pessoa! Essa é a história de Jan Broberg em "Sequestrada à Luz do Dia" (2017) da Netflix, raptada por um vizinho e amigo de seus pais que, para mantê-la presa, dizia que eles tinham sido abduzidos.

Serial killers famosos

Histórias de assassinos em série sempre fascinam e assombram. Ted Bundy, o mais famoso serial killer dos EUA, é foco de várias. "Conversando com um Serial Killer" (Netflix, 2019), "Apaixonada por um Assassino" (Amazon Prime, 2020) e "À Procura de Ted Bundy" (Globoplay, 2017).

O serial killer Ted Bundy Imagem: Divulgação

No Globoplay, o documentário "Kemper por Kemper: Na Mente de um Serial Killer" (2018) ainda mostra detalhes sobre os crimes de Ed Kemper, conhecido por desmembrar suas vítimas e praticar sexo com os cadáveres.

John Douglas (à direita) e seu parceiro de FBI na época, o agente Bob Ressler, como o serial killer Ed Kemper Imagem: Reprodução/Instagram

Estrelas manchadas

Crimes envolvendo celebridades também são destaque. "Pistorius" (Amazon Prime, 2018) fala do atleta paraolímpico Oscar Pistorius que assassinou a namorada em 2013. "Killing Versace" (2018), do Globoplay, remonta a caçada por Andrew Cunanan, assassino do estilista Gianni Versace.

Gianni Versace Imagem: David Lees/Getty Images

Mudança de imagem

A série "Lorena" (2019), no Amazon Prime, é produzida por Jordan Peele e remonta a cobertura da mídia sobre o caso de Lorena Bobbitt, que cortou o pênis do marido após anos de abusos em casa. A história virou piada na mídia, mas se tornou uma tragédia na reputação da mulher.

"Dear Zachary: Um Caso Chocante" (2008), também na Amazon, tenta reconstruir a imagem de uma vítima de um crime brutal. Zachary foi assassinado por sua namorada, que esperava um filho do casal. Seu melhor amigo, Kurt, deseja mostrar para esse filho tudo que ele não pôde conhecer sobre o pai morto.

Também no Brasil

No Globoplay, o documentário "Menino 23" conta a história de 50 garotos negros que foram retirados de orfanatos em São Paulo na década de 1930 para servirem de escravos, serem torturados e mortos por nazistas e integralistas que viviam no estado.

Caso Evandro

Outro crime brasileiro virou febre, desta vez nos podcasts. O "Projeto Humanos", em 2018, contou os detalhes da história da criança que foi torturada e morta em um ritual e o podcast se tornou um fenômeno, a passo de virar uma nova série pelo Globoplay.

O caso Evandro Imagem: Reprodução

Outros podcasts

Para quem curte saber mais sobre crimes, serial killers e outros detalhes desse universo, o que não falta são podcasts sobre o assunto. "Modus Operandi" explora casos famosos no Brasil e no mundo e também discute obras de ficção e outras polêmicas policiais.

Ângela Diniz

O podcast "Praia dos Ossos" também remonta a trágica história do assassinato de Ângela Diniz pelo seu então namorado, Doca Street, e explora como a opinião pública pode ter transformado o assassino em vítima.

Aqui no UOL também!

A equipe de MOV.doc, que produz nossos vídeos e documentários, lançou neste ano uma série documental sobre o Vampiro de Niterói, serial killer que aterrizou o Rio no início dos anos 1990. Todos os vídeos estão disponíveis no Youtube.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado, o podcast "Praia dos Ossos" conta a história do assassinato de Ângela Diniz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ele matou a família toda: os crimes reais mais assustadores no streaming - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade