Topo

'The Crown': O que é verdade e ficção na trama de Diana e Charles

Emma Corrin e Josh O'Connor como princesa Diana e príncipe Charles em 'The Crown'
Emma Corrin e Josh O'Connor como princesa Diana e príncipe Charles em 'The Crown'
Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

13/11/2020 04h00

O tumultuado relacionamento de Diana com o príncipe Charles vai dar o que falar na quarta temporada de "The Crown", que estreia na Netflix neste domingo (15). E, aproveitando que aqui em Splash nós já vimos tudo, resolvemos ver o quanto de verdade o criador Peter Morgan colocou na história.

Vem com a gente!

Continua depois da publicidade

O momento em que eles se conheceram

Em "The Crown", Diana (Emma Corrin) e Charles (Josh O'Connor) se conhecem quando ele chega na casa em que ela morava para um encontro com a irmã dela, Sarah Spencer. Diana está fantasiada para uma peça, e diz que recebeu ordens para não falar com o herdeiro.

O momento foi um pouco floreado na série. Charles realmente estava em um relacionamento com Sarah e conheceu Diana na propriedade da família delas, mas o encontro não foi assim tão proibido. Os dois socializaram no que era um fim de semana de caça, com outras pessoas presentes.

Isso aconteceu em 1977, quando Diana tinha 16 anos e Charles, 29.

Charles e Diana antes de se casarem - Tim Graham/Getty Images - Tim Graham/Getty Images
Charles e Diana, na vida real, antes de se casarem
Imagem: Tim Graham/Getty Images
Continua depois da publicidade

O começo do relacionamento

Na série, os dois se reencontram na rua ao acaso, anos mais tarde, depois da morte de Lord Mountbatten, tio-avô de Charles, quando Diana o aborda.

Na verdade, porém, Diana seguia frequentando os mesmos círculos do príncipe, e chegou a ser convidada, com a irmã, para a festa de aniversário de 30 anos dele.

O relacionamento começou mesmo em 1980, quando Diana e Charles foram convidados para uma estadia na casa de um amigo em comum, Philip de Pass. Lá, eles descobriram uma afinidade depois de que Lady Di prestou as condolências ao príncipe pelo falecimento de Mountbatten (sim, isso foi acertado).

A bulimia de Diana

Peter Morgan acertou também ao retratar a luta de Diana contra a bulimia, um distúrbio alimentar. Em conversas divulgadas no documentário "Diana: In Her Own Words", ela conta que desenvolveu o transtorno alimentar logo depois do noivado.

Continua depois da publicidade

Meu marido colocou as mãos na minha cintura e disse 'um pouco gordinha, não?'. Isso despertou alguma coisa em mim.

A princesa Diana e o príncipe Charles em 1987 - Georges De Keerle/Getty Images - Georges De Keerle/Getty Images
A princesa Diana e o príncipe Charles em 1987
Imagem: Georges De Keerle/Getty Images

A tensão antes do casamento e o bracelete para Camilla

No episódio 3 da nova temporada, Diana passa por momentos de tensão antes de se casar com Charles.

Ela conhece Camilla Parker Bowles, ex-namorada do príncipe, e descobre que ele daria a ela um bracelete de presente —ainda por cima, com as iniciais dos apelidos de ambos, Fred e Gladys.

Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell) conhece Diana (Emma Corrin) em cena de 'The Crown' - Divulgação - Divulgação
Camilla Parker Bowles (Emerald Fennell) conhece Diana (Emma Corrin) em cena de 'The Crown'
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

Pelo visto, isso também é verdade, de acordo com Penny Junor, autora do livro "The Duchess: The Untold Story" uma biografia de Camilla. Diana encontrou o bracelete em si, não só os seus desenhos, como acontece na série, e não ficou nem um pouco feliz, chegando a chutar móveis.

E sim, Camilla realmente convidou Diana para um almoço, por meio de um bilhete, após o noivado. Mas se ele foi tão tenso como na série, ainda não sabemos.

Charles e Camilla se casaram em 2005 - Getty Images - Getty Images
Charles e Camilla se casaram em 2005
Imagem: Getty Images

A infidelidade

A série deixa no ar que o caso de Charles e Camilla nunca foi interrompido. No entanto, o príncipe disse a seu biógrafo oficial, Jonathan Dimbleby, que foi em 1986 que ele retomou o caso com Camilla, frente aos problemas que ele e Diana enfrentavam.

Por volta da mesma época, a princesa também teria começado o caso com o oficial James Hewitt, também retratado na série. O affair teria durado cinco anos.