Topo

'Fantasia', 80 anos: as curiosidades do clássico da Disney

De Splash, em São Paulo

13/11/2020 04h00

A imagem do Mickey feiticeiro já é um clássico. Foi com o traje que o ratinho estrelou "Fantasia", longa lançado em 13 de novembro de 1940. O filme revolucionou o cinema ao combinar animação com músicas clássicas, mas fez muito mais.

Veja curiosidades de 'Fantasia', que completa 80 anos.

Continua depois da publicidade

Inspirado no 'pai'

Embora o ator Nigel De Brulier tenha sido usado como modelo vivo para o mago no segmento "O Aprendiz de Feiticeiro", Walt Disney foi a grande inspiração para o personagem. Basta ver a sobrancelha levantada e o nome do personagem, Yen Sid, que na verdade é "Disney" ao contrário.

Cena de Fantasia - Divulgação - Divulgação
O mago em cena de 'Fantasia'
Imagem: Divulgação

Mickey redesenhado

O animador Fred Moore —considerado o especialista em Mickey no estúdio naquela época— redesenhou completamente o personagem para o longa. Ele deu ao rato uma cabeça maior e um corpo em forma de pêra, o que se adequou aos expressivos movimentos de pantomima vistos no filme.

Músicos eram funcionários da Disney

Se você achou que os músicos que aparecem em Fantasia eram membros da Orquestra da Filadélfia, achou errado. O elenco foi composto por músicos de Hollywood e funcionários da Disney, como Paul J. Smith (compositor de "Cinderela") e Jimmy McDonald (a voz dp Mickey).

Músicos Disney - Divulgação - Divulgação
Orquestra real mostrada em 'Fantasia'
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

'Fantasound'

"Fantasia" não foi o primeiro e único filme da Disney a usar o Fantasound —um sistema de produção de som estereofônico criado especificamente para ele. O próprio Walt Disney sentiu que os sistemas mono não soavam bem e seriam inadequados para criar a experiência que ele tinha em mente.

Bailarinas inspiraram animais do filme

Para os avestruzes e crocodilos na sequência "Dance of the Hours", e personagens de "Night on Bald Mountain", o Ballet Russe de Monte Carlo foi contratado como referência de live-action para os animadores. No grupo, bailarinas famosas como Irina Baronova.

Unicórnios - Divulgação - Divulgação
Unicórnios em 'Fantasia', da Disney
Imagem: Divulgação

'Roadshow'

O filme foi originalmente lançado como um "road show" teatral, que saiu em turnê por 13 cidades dos EUA. Além disso, foi apresentado como um evento, muito parecido com um espetáculo da Broadway, com assentos designados, programa e "lanterninhas" para levar os espectadores aos seus lugares.

Maestro entrou por acaso

O envolvimento do popular regente Leopold Stokowski com o filme rolou por acaso. Ele e Walt Disney estavam jantando no mesmo restaurante e conversaram sobre seus projetos. Depois de Walt descrever "O Aprendiz de Feiticeiro", Stokowski disse que adoraria conduzi-lo.

Continua depois da publicidade
Walt Disney - Divulgação - Divulgação
Walt Disney
Imagem: Divulgação

Carta branca para os animadores colorirem

Durante a produção do filme, pela primeira vez, Walt Disney deixou os ilustradores livres para definirem as cores da animação —isso era inédito até então. E deu certo, né?

No dia 18 de novembro, os canais Disney (Disney Channel, Disney Junior e Disney XD) comemoram o lançamento de "Fantasia" com programação especial durante o dia. Além disso, "Fantasia", "Fantasia 2000" e a série de curtas "O Maravilhoso Mundo de Mickey Mouse" estarão disponíveis no Disney+.