Topo

Play House: casa com influenciadores gera engajamento e tretas

Influenciadores do TikTok na Play House
Influenciadores do TikTok na Play House
Reprodução/Twitter

De Splash, em São Paulo

12/11/2020 04h00

Uma casa onde vivem jovens influenciadores, focados na produção de conteúdo digital e em gerar ainda mais engajamento em suas redes sociais, principalmente no TikTok. O imóvel ainda é perto da praia, com direito a piscina e polêmicas.

Sim, isso existe no Brasil. E se chama Play House.

Continua depois da publicidade

Parece reality show, mas é trabalho (com tretas)!

A casa, no luxuoso condomínio Acapulco, no Guarujá, litoral de São Paulo, foi alugada por mais ou menos 20 influenciadores. Eles passaram dez dias num projeto intensivo de produção de conteúdo para o TikTok, a rede social das dancinhas e desafios.

For you to call back #playhousebr

A post shared by Play House ?? (@playhousebr) on

Inspirada na Hype House, casa que reúne influenciadores americanos na Califórnia, a Play House surgiu como experimento do idealizador Luis Mariz. Os jovens entraram na casa no dia 2 de novembro e deixam hoje a mansão na praia.

Splash conversou com dois influenciadores que participaram do projeto.

Sandrinha tem 20 anos, mora em Indaiatuba, interior de São Paulo, e ficou na casa quatro dias. Nesse período, ganhou 15 mil seguidores no Instagram. Segundo ela, os influenciadores dividiram o valor do aluguel, e também as tarefas: "Cada um deu R$ 400. A limpeza era assim: sujou, limpou".

Continua depois da publicidade

A influenciadora tem quase três milhões de seguidores no TikTok e ficou famosa na rede social ao mostrar bastidores do seu trabalho: ela é funcionária de uma unidade do MC Donald's.

Martin Klayver, de 19 anos, morador de Itajaí, Santa Catarina, é dançarino e virou influenciador porque suas coreografias ganharam destaque na internet. No TikTok, ele acumula quase dois milhões de seguidores e disse que participar da Play House aumentou seu engajamento.

De 10 mil seguidores por dia, eu passei a ganhar 25 mil.

Continua depois da publicidade

E por que o engajamento cresce? Martin explica:

Os fãs gostam de ver os influenciadores juntos.

Mas onde tem muita gente, a treta é quase certa.

Sandrinha e mais cinco influenciadores deixaram o projeto antes do fim. Ela disse que só saiu por causa do trabalho na lanchonete. Mas ficou incomodada com uma dinâmica sugerida por Luís Mariz, o organizador desse rolê.

Nós tivemos uma reunião com o pessoal da casa, o Luís perguntou quem gostaria de participar de polêmicas, alguns ergueram as mãos, outros não.

Essas polêmicas seriam formação de casal e brigas de mentira. A influenciadora disse que provavelmente a ideia surgiu para dar mais engajamento ao projeto, e justificou dizendo que "o mundo dos influenciadores é assim".

Continua depois da publicidade

Após fofocas e desentendimentos na casa, a Play House virou assunto no Twitter. E muitas pessoas passaram a criticar o projeto.

Para Martin, os influenciadores que ficaram na casa até o fim se tornaram uma família, e disse que não se envolveu em nenhuma treta.

As pessoas se pronunciaram com coisas erradas só para queimar a gente. Não nos afetou. Ficou quem tinha de ficar.