Topo

Por que Keanu Reeves voltou a 'Bill e Ted' 30 anos depois

Cena de "Bill & Ted: Encare A Música"
Cena de "Bill & Ted: Encare A Música"
Divulgação

De Splash, em São Paulo

05/11/2020 04h00

"Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica" e sua sequência, "Dois Loucos no Tempo", são pérolinhas bem com a cara daquela época, entre os anos 1980 e 1990: filmes engraçados, com protagonistas carismáticos e muita música.

keanu alex bill e ted - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

Mas o que fez Alex Winter e Keanu Reeves —um dos homens mais requisitados de Hollywood, com filmes de "Matrix" e "John Wick" vindo aí— voltarem, 30 anos depois, aos papéis dos meninos que iam salvar o mundo?

Splash foi perguntar aos dois —que chegam aos cinemas com "Bill e Ted: Encare a Música".

Os roteiristas [Chris Matheson e Ed Solomon, dos originais] vieram com uma ideia que fez sentido para mim. Era uma boa história para contar, com dois bons personagens.

Keanu Reeves

E claro que eles estavam morrendo de vontade de saber como a dupla estaria hoje em dia. "Tinha muito potencial na ideia de ver quem esses caras eram agora, se o destino deles havia se realizado ou não e o que eles fizeram com aquilo", diz Alex.

pôster Bill e Ted - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

Afinal, agora, Bill (Alex) e Ted (Keanu) são dois cinquentões, casados com as princesas que conheceram lá no primeiro filme (lembra delas?) e com uma filha cada: Thea (Samara Weaving) e Billie (Brigette Lundy-Paine).

E temos que admitir: é bem divertido ver como a dupla está tantos anos depois.

Mas as coisas não vão exatamente bem: eles nunca conseguiram criar a música que uniria o mundo todo, e isso coloca a humanidade em risco. O jeito é correr contra o tempo.

E a nostalgia?

Mas a nostalgia não bate forte só para quem assiste ao filme. Keanu e Alex também se emocionaram ao pisar no set de novo e ver a cabine telefônica com a qual viajaram no tempo lá atrás.

Continua depois da publicidade
keanu alex bill ted - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nós trabalhamos na cabine no primeiro dia de filmagens. Ela estava no estacionamento de um complexo de escritórios e tinha as antenas no topo. Foi muito, muito doce.

Keanu

Lembro que olhamos para ela, olhamos um para o outro e falamos: 'Acho que é para a gente entrar aí agora'. E então fomos. Foi o nosso primeiro dia.

Alex

Bill e Ted bombados?

Como o trailer já mostra, o novo filme tem vááárias versões de Bill e Ted. A preferida de Keanu e Alex? A da prisão, em que os dois aparecem bombados e tatuados.

Continua depois da publicidade
bill ted prisão - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas calma: aqueles músculos não são nem um pouco naturais. Foi tudo feito com maquiagem prostética.

Foi extraordinário. Tem esse artista incrível de efeitos especiais, que é o Kevin Yeager, e ele criou os trajes, mas foi um trabalho muito colaborativo. Nós que escolhemos as nossas tatuagens.

Keanu

Aliás, se conseguir, preste atenção nas tatuagens: elas têm tudo a ver com o filme, com direito a alguns "excellent" e "Wyld Stallyns" por lá.

Só não ache que as cenas da prisão foram fáceis de gravar só porque os músculos não são de verdade. "Estávamos suando demais, em um calor que parecia de 100 mil graus, com 9 mil por cento de umidade", brinca Alex.

Continua depois da publicidade

Filme de família

E já que Bill e Ted agora são pais de família, nada mais justo do que as filhas deles fazerem parte da aventura, né? Thea e Billie têm alguns dos melhores momentos do filme —e muito disso se deve ao clima de proximidade que a turma construiu nos bastidores.

bill e ted filhas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nós passamos muito tempo juntos para garantir que nos conhecíamos. Mas as atuações delas foram ótimas, e somos muito gratos por Samara e Brigette terem se dedicado tanto às suas personagens.

Alex Winter

Fofo, né?

Para terminar, fica aquela mensagem: "Sejam excelentes uns com os outros", o que é ainda mais importante em 2020.

É uma mensagem relevante o tempo todo, mas ainda mais agora, por causa da situação em que nos encontramos. Ser excelente para com o outro é uma ótima ideia.

Keanu

Continua depois da publicidade