Topo

Anya Taylor-Joy de 'O Gambito da Rainha': fama no terror e rumo a 'Mad Max'

Anya Taylor-Joy em 'O Gambito da Rainha'
Anya Taylor-Joy em 'O Gambito da Rainha'
CHARLIE GRAY/NETFLIX

De Splash, em São Paulo

05/11/2020 12h39

Quem acompanha a trajetória de Beth Harmon, prodígio do xadrez, no novo sucesso da Netflix, "O Gambito da Rainha", provavelmente deve se perguntar: será que já não vi esse rosto antes?

Provavelmente sim! Anya Taylor-Joy, protagonista da minissérie, é um dos nomes mais promissores de Hollywood.

Continua depois da publicidade

Infância agitada

Anya nasceu em Miami, nos Estados Unidos, em 1996, mas já viajou mais do que muita gente. Ainda bebê, se mudou para Buenos Aires e, aos seis, foi morar em Londres, onde viveu até a adolescência.

Descoberta como modelo

Aos 16, Anya se assustou ao ser abordada por um carro estranho enquanto passeava. "Se parar, não vai se arrepender. Alguém quer muito te conhecer", disse uma voz, do interior do veículo. Tal alguém era a famosa agente de modelos Sarah Doukas, que eventualmente a contratou.

Primeiras oportunidades

Foi como modelo que Anya conheceu um agente de atores e deu início a sua carreira. O primeiro papel veio na comédia: "Academia de Vampiros" (2014). Sua cena, porém, foi retirada do filme. Entre 2014 e 2015, ela também participou das séries britânicas "Endeavour" e "Atlantis".

Continua depois da publicidade

A Bruxa

O primeiro grande papel de Anya chegou em "A Bruxa" (2015), filme de terror do estreante Robert Eggers. Sua performance como Thomasin lhe rendeu prêmios como o Gotham Independent Film Award, o Empire Award e Fangoria Chainsaw Award.

Queridinha do terror

Depois de "A Bruxa", Anya virou presença frequente em filmes de terror. "Morgan - A Evolução" (2016), "O Segredo de Marrowbone" (2017) e "Puro-Sangue" (2017) são apenas alguns dos títulos. Em 2017, conquistou uma indicação ao BAFTA, o Oscar britânico, como "Estrela Revelação".

anya - Divulgação - Divulgação
Anya Taylor-Joy em 'A Bruxa'
Imagem: Divulgação
Continua depois da publicidade

M. Night Shyamalan

Em 2017, Anya conquistou outro papel de grande importância. Ela foi protagonista de "Fragmentado", um dos maiores sucessos do cineasta M. Night Shyamalan, e reprisou o papel em "Vidro" (2019), atuando ao lado de gigantes como Samuel L. Jackson e Bruce Willis.

Marvel

Anya também conseguiu um papel nos filmes da Marvel. Ela deu vida a feiticeira Illyana em "Os Novos Mutantes" (2020), mas o longa foi adiado tantas vezes que acabou se transformando em um fracasso comercial.

mut - Divulgação - Divulgação
Maisie Williams, Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Henry Zaga, e Blu Hunt em cena de 'Os Novos Mutantes'
Imagem: Divulgação

Outros projetos

No ano passado, Anya também teve papeis de destaque na quinta temporada de "Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas" e em "O Cristal Encantado: A Era da Resistência", ambas disponíveis na Netflix. Ela também estrelou o longa "Emma" (2020), inspirado no romance de Jane Austen.

Continua depois da publicidade

Furiosa

Agora, Anya se prepara para viver um de seus maiores papeis no cinema. A atriz dará vida a jovem Imperatriz Furiosa, papel de Charlize Theron em "Estrada da Fúria", em mais um longa da franquia "Mad Max". Ela também está gravando mais um filme de Robert Eggers, ainda sem data de lançamento.

Parece que Anya já deu seu xeque-mate em Hollywood e podemos esperar para vê-la em muitos novos papeis daqui pra frente!