Topo

'Canto' de urso viraliza e é comparado a voz do Chewbacca em 'Star Wars'

Imagem ilustrativa; urso-negro foi filmado "vocalizando" em uma árvore e o compararam ao Chewbacca de "Star Wars" - Raymond Roig/AFP
Imagem ilustrativa; urso-negro foi filmado 'vocalizando' em uma árvore e o compararam ao Chewbacca de 'Star Wars' Imagem: Raymond Roig/AFP

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/10/2020 11h24

Um urso-negro do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA), foi filmado "vocalizando" em uma árvore como se estivesse "cantando" e o vídeo viralizou no Twitter. Houve até quem comparasse o animal a outro ser peludo, só que ficcional: o personagem Chewbacca, da saga "Star Wars".

"Soa como o Chewbacca", escreveu um usuário.

Na saga, o alienígena é veterano das Guerras Clônicas e um herói da Aliança para a Restauração da República. Ele emite urros incompreensíveis e é corajoso; já os sons emitidos pelo "urso cantor" são bem diferentes e podem ser um sinal de medo.

O Twitter oficial do Parque Nacional de Yosemite explicou que "os ursos podem produzir um amplo repertório de sons, geralmente quando estão na defensiva, com medo, angustiados ou agressivos".

Todavia, a instituição informou que "não tem certeza do que motivou este concerto a capella não programado". Alguns seguidores acharam que o animal podia estar sentindo dor, mas o parque disse que eles vigiam o urso frequentemente e que "ele parece estar bastante saudável".

Ainda assim, os comentários estão lotados de pessoas supondo que algo ruim ocorreu.

"Ele soa como eu quando eu acordo pensando que 2020 foi apenas um pesadelo? mas devagar percebo que não foi", comentou um usuário.

Outra pessoa também supôs uma explicação para o "canto" do urso, só que ligada à pandemia do novo coronavírus. "Provavelmente ele esqueceu a máscara dele e está informando a todos que sente muito", escreveu o seguidor.

Outros tentaram "traduzir a língua" do urso. Um internauta, por exemplo, jurou que entende o bicho. "De um amigo que entende 'ursês'. Urso: por favor, saia e vá votar. O AQUECIMENTO GLOBAL É REAL", escreveu, como se fosse um intérprete.

Vale lembrar, entretanto, que se o urso realmente falasse "ursês", os ruídos dele não seriam os mesmos do Chewbacca, que fala em um dialeto de um mundo bem distante.

O co-piloto cabeludo da nave Millenium Falcone ruge na língua dos Wookies (grandes humanoides peludos de "Star Wars"). Veja abaixo um vídeo com o rugido do personagem: