Topo

'Deixando Neverland' terá sequência; família de Jackson processa diretor

Imagem do documentário "Deixando Neverland" - Reprodução
Imagem do documentário 'Deixando Neverland' Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

21/10/2020 08h30

O diretor Dan Reed está filmando uma sequência do seu documentário "Deixando Neverland" enquanto luta contra processos da família de Michael Jackson. A informação é do Deadline.

O documentarista vai explorar, na continuação, as batalhas legais de Wade Robson e James Safechuck, os dois acusadores de Michael Jackson que deram seus depoimentos no primeiro filme.

Ambos alegam que Jackson cometeu abuso sexual contra eles quando eram menores de idade, e processam a MJJ Productions e a MJJ Ventures, que administram o legado do cantor, para tentar ganhar algum reconhecimento de culpa.

Enquanto isso, o legado de Jackson quer impedir que Reed filme sua continuação, processando o diretor e sua companhia de produção, a Amos Pictures. Os advogados também querem que o juiz obrigue Reed a testemunhar em julgamento e entregar documentos de produção do filme.

O diretor rebateu com uma moção alegando que ele e sua companhia não são baseados nos EUA, e sim no Reino Unido, além de dizer que ele não tem nenhuma afiliação pessoal com Safechuck e Robson, que não foram pagos para aparecer nos filmes.

Wade Robson (à esq.) e James Safechuck (à dir.) posam ao lado do diretor Dan Reed (centro) - Taylor Jewell, Invision/AP - Taylor Jewell, Invision/AP
Wade Robson (à esq.) e James Safechuck (à dir.) posam ao lado do diretor Dan Reed (centro)
Imagem: Taylor Jewell, Invision/AP

Reed e o Channel 4, canal britânico que está apoiando a produção do documentário, também disseram que estão tentando produzir um filme que lide com as ramificações legais do caso de todos os ângulos, inclusive o da defesa de Jackson.

O diretor anexou à sua moção cópias de e-mails entre ele e Howard Weitzman, o principal advogado do legado de Jackson no caso. Weitzman chegou a ter uma reunião com os produtores, mas acabou recusando-se a aparecer no filme.

O caso da MJJ Productions contra Reed chegará a julgamento em abril de 2021. Já o caso de Safechuck foi rejeitado por um juiz ontem, e o acusador de Jackson prepara recurso. Robson, por sua vez, deve chegar aos tribunais só em junho do ano que vem.

Michael Jackson é tema do documentário 'Deixando Neverland' - Timothy A. CLARY / AFP - Timothy A. CLARY / AFP
Michael Jackson é tema do documentário 'Deixando Neverland'
Imagem: Timothy A. CLARY / AFP

A continuação de "Deixando Neverland" não tem data de estreia definida. A HBO, que distribuiu o primeiro filme pelo mundo (inclusive no Brasil), ainda não está à bordo da sequência.

O primeiro filme venceu um Emmy de melhor especial de documentário ou não-ficção, e um BAFTA de melhor série factual.