Topo

Aranha da Austrália é comparada à Aragogue, criatura de 'Harry Potter'

Do lado esquerdo, a aranha encontrada na Austrália; do lado direito, Aragogue, personagem de “Harry Potter" - Reprodução/Reddit; Divulgação
Do lado esquerdo, a aranha encontrada na Austrália; do lado direito, Aragogue, personagem de “Harry Potter" Imagem: Reprodução/Reddit; Divulgação

Colaboração para UOL, em São Paulo

15/10/2020 14h09

Teria a imaginação da autora J.K. Rowling, ultrapassado o universo da fantasia e invadido a realidade? É praticamente isso que imaginaram usuários do Reddit depois que um homem de Sydney, na Austrália, postou na rede social uma foto de uma aranha de jardim. A criatura é tão peculiar que foi logo comparada ao personagem Aragogue, da famosa saga "Harry Potter".

O usuário que postou a foto da aranha fez a publicação em uma página focada em Sydney para que o ajudassem a identificar a espécie do aracnídeo.

Mais tarde, a foto da criatura circulou pelo Twitter e, por lá, houve até quem entrasse no universo de magia, comentando o "feitiço" que o protagonista Harry Potter usa para aniquilar aranhas: "Arania exumai!", escreveu.

Outra pessoa foi mais radical e sugeriu o que ele chamou de o "modo correto de lidar com o espécime": incinerar o bicho. Para ilustrar a ideia, o internauta postou um GIF de um indivíduo com equipamento de proteção e um lança-fogo. Veja:

Brincadeiras à parte, alguns internautas com conhecimento em biologia sugeriram que o animal é uma aranha-lobo, da família Lycosidae, conforme divulgou o site da Revista Monet.

Visto isso, diferentemente do tamanho gigantesco do personagem Aragogue, o aracnídeo da vida real é bem menor, com um tamanho que varia entre 0,6 e 3 centímetros.


Em "Harry Potter", Aragogue é capaz de conversar e possui uma voz assustadora. Ele é mascote de Rúbeo Hagrid, guarda-caça e guardião das chaves e terrenos da escola de magia Hogwarts.

Confira abaixo uma cena na qual a aranha-gigante aparece no filme "Harry Potter e a Câmara Secreta":