Topo

Morre Herbert Kretzmer, autor do musical 'Os Miseráveis' e de 'She', aos 95

05.12.2012 - Herbert Kretzmer (à esq.) com Anne Hathaway, uma das estrelas da adaptação cinematográfica de "Os Miseráveis" - Dave M. Benett/WireImage
05.12.2012 - Herbert Kretzmer (à esq.) com Anne Hathaway, uma das estrelas da adaptação cinematográfica de 'Os Miseráveis' Imagem: Dave M. Benett/WireImage

De Splash, em São Paulo

14/10/2020 09h35

Herbert Kretzmer, o compositor conhecido por escrever as letras da versão em inglês do musical "Os Miseráveis", morreu ontem aos 95 anos. A informação é da Variety.

A notícia foi confirmada pelo produtor Cameron Mackintosh, amigo de Kretzmer, que citou que o compositor travou uma "breve luta contra uma doença" não especificada.

Antes de fazer fama com o musical e suas baladas inesquecíveis, de "I Dreamed a Dream" a "On My Own", Kretzmer já era um compositor renomado, especialmente por suas colaborações com o cantor Charlez Aznavour.

Para o cantor francês, ele escreveu hits como "Yesterday When I Was Young" e "She", que se tornou a canção assinatura de Aznavour.

Com "Os Miseráveis", que estreou em Londres em 1985, Kretzmer teve um desafio inusitado: adaptar as letras originais em francês, de Alain Boublil e Jean-Marc Natel, para o inglês.

A palavra 'tradução' me faz tremer. Palavras podem ressoar muito bem para uma cultura, em uma língua, mas não em outra. O que eu fiz foi ler o livro [de Vitor Hugo] e contar a história do meu jeito."
Herbert Kretzmer sobre seu trabalho no musical 'Os Miseráveis'

Kretzmer deixa a esposa Sybil Sever, que conheceu na première nova-iorquina de "Os Miseráveis" em 1988, e dois filhos, ambos de um casamento anterior com Elizabeth Margaret Wilson.