Topo

Janete te deixou com raiva em 'Bom Dia, Verônica'? Então você não entendeu

Camila Morgado interpreta Janete em "Bom Dia, Verônica"
Camila Morgado interpreta Janete em "Bom Dia, Verônica"
Suzanna Tierie / Netflix

De Splash, em São Paulo

10/10/2020 04h00

Muita gente deve ter maratonado "Bom Dia, Verônica", nova e envolvente série brasileira da Netflix, sem entender Janete. A personagem de Camila Morgado é a mulher de um serial killer e muitas vezes não tem força para se opor ao marido violento; por isso, Splash pediu para a atriz defendê-la.

Esse tipo de violência doméstica por qual a Janete passa tem manipulação psicológica, um longo processo de esquecimento de quem ela é. O agressor causa esse processo, você vai perdendo sua autonomia, dignidade. Na série, isso é muito claro quando a irmã chega e mostra quem a Janete era.

Continua depois da publicidade

Incompreendida, Janete tem medo: apanha, é fiscalizada e não tem acesso à internet ou à própria família. Denunciar pode ser difícil.

Mas Camila ressaltou o fato de que ela chama Verônica (Tainá Muller) para denunciar o marido (Eduardo Moscovis), um policial que a agride em casa e estupra as vítimas.

brandão e janete - Suzanna Tierie / Netflix - Suzanna Tierie / Netflix
Brandão (Eduardo Moscovis) e Janete (Camila Morgado) em "Bom Dia, Verônica"
Imagem: Suzanna Tierie / Netflix

É legal quando a Janete começa a falar para a Verônica, porque esse é um processo de se escutar. É muito importante que essas mulheres denunciem, que falem e se comuniquem entre elas. Que isso chegue até um lugar que possa acolhê-las.

janete verônica - SUZANNA TIERIE/NETFLIX - SUZANNA TIERIE/NETFLIX
Janete (Camila Morgado) e Verônica (Tainá Muller) em "Bom Dia, Verônica"
Imagem: SUZANNA TIERIE/NETFLIX
Continua depois da publicidade

A pandemia do novo coronavírus piorou a situação de pessoas como Janete no Brasil: o número de denúncias diminuiu (sinal de que elas podem ter encontrado mais dificuldades), mas os assassinatos de mulheres cresceram.

Isso faz parte da nossa realidade. A gente pode ver agora, com a pandemia, o aumento de casos de violência doméstica. O que não está no nosso dia a dia é porque a gente não nomeia. Eu aprendi que se a gente não nomear, a gente não consegue entender o que está acontecendo. É importante falar.

janete e brandão - Suzanna Tierie / Netflix - Suzanna Tierie / Netflix
Brandão (Eduardo Moscovis) e Janete (Camila Morgado) na série "Bom Dia, Verônica"
Imagem: Suzanna Tierie / Netflix

Isso acontece, sim, isso é real. A Ilana Casoy, que também escreve o roteiro, me falou muito isso: às vezes a manipulação é tão sutil que a mulher acha que não é vítima, que ela também é responsável pela atitude do marido. Isso é mentira, não existe argumento para esse tipo de violência.