PUBLICIDADE
Topo

Em guerra, Azerbaijão usa heavy metal como propaganda em clipe grandioso

Cena de clipe de heavy metal do Azerbaijão
Cena de clipe de heavy metal do Azerbaijão
Reprodução/YouTube

De Splash, em São Paulo

07/10/2020 09h39

Azerbaijão e Armênia vivem um momento de conflito armado com mais de duas centenas de mortos. Apesar de toda a confusão, os azeris acharam um jeito inusitado de fazerem propaganda nacionalista na web: um videoclipe de heavy metal.

O vídeo foi publicado no fim de setembro e se chama "At??", que significa fogo. Está preparado?

Continua depois da publicidade

A produção não é nada humilde: centenas de integrantes das forças armadas aparecem perfilados, há bombas, tanques, helicópteros, farda e muitos clichês do metal.

Quem assina a faixa o um grupo chamado Nur e os destaques claros são os vocalistas, principalmente Narmin Karimbayova, formada em direito e economia, mas que ficou famosa no país ao participar da edição local do "The Voice".

azerb - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Misturar guerra e metal não é nenhuma novidade. A banda mais famosa nessa linha, que lembra muito a canção divulgada pelo Azerbaijão é o Sabaton, grupo sueco que se apresenta com um tanque de guerra cenográfico como plataforma para a bateria.

Continua depois da publicidade

O conflito entre Azerbaijão e Armênia tem uma banda grande envolvida. O System of a Down, de origem armênia, até se pronunciou sobre a luta armada, condenando os vizinhos.

O System of a Down sempre defende a justiça e a paz. As potenciais mundiais precisam se posicionar contra o Azerbaijão por sua guerra, sua tentativa de limpeza étnica e a matança de civis inocentes"

Errata: o texto foi atualizado
O nome da vocalista é Narmin Karimbayova, e não Nagorno Karabaj. A informação foi corrigida