Topo

Famosos lamentam a morte de Eddie Van Halen: 'Foi o Mozart da guitarra'

O guitarrista morreu hoje por complicações de um câncer de garganta
O guitarrista morreu hoje por complicações de um câncer de garganta
Ethan Miller/Getty Images/AFP

De Splash, em São Paulo

06/10/2020 16h58

Morreu hoje o guitarrista Eddie Van Halen, fundador da banda que leva seu sobrenome, por complicações de um câncer na garganta.

Ele inspirou muitos ícones do rock, que agora lamentam a perda.

Nikki Sixx, do Mötley Crüe, escreveu: "Devastado. Muito devastado. RIP Eddie Van Halen. Você mudou nosso mundo. Você foi o Mozart da guitarra do rock. Boa passagem, rockstar".

Continua depois da publicidade

Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers, fez uma homenagem ao amigo no Instagram:

"Ah, cara. Droga. Eu te amo, Eddie Van Halen. Verdadeiro roqueiro, músico profundo, coração ENORME, inteiramente um menino de LA".

"Um inovador ousado e rei absoluto dos malandros. Espero que você curta com o Jimi hoje e voe livre pelo cosmos. Uma parte vibrante da música deixou esta Terra. Chegou ao outro lado. Um querido, meu irmão. Todo o amor e pêsames para sua família."

Gene Simmons disse: "Meu coração está partido. Eddie não era somente um Deus da Guitarra, mas uma alma genuinamente bonita. Descanse em paz, Eddie!"

Geezer Butler, do Black Sabbath: "Quando achei que 2020 não poderia piorar, descubro que Eddie Van Halen morreu. Chocante: uma das pessoas mais legais que já conheci e trabalhei. Um verdadeiro cavalheiro e gênio. RIP. Muito triste. Meus pêsames para seu irmão Alex e sua família".

Mike Portnoy, do Dream Theater: "Estou completamente em choque com a notícia de que Edward Van Halen morreu... Pouquíssimos músicos mudam completamente a cena de seu instrumento, e o Rei Edward era um deles. Um dos melhores que já existiram!"

Continua depois da publicidade

"Descanse em paz, lenda da guitarra Eddie Van Halen. Sentiremos sua falta", escreveu Billy Idol.

Tony Iommi também lamentou: "Estou devastado após ouvir a notícia da morte do meu querido amigo Eddie Van Halen. Ele lutou até o fim uma batalha longa e difícil contra o câncer. Eddie era um tipo muito especial de pessoa, um amigo realmente ótimo. Descanse em paz, querido amigo, até a próxima".

Billie Joe Armstrong (Green Day), Sammy Hagar (Van Halen) e o guitarrista Joe Satriani comentaram seus pêsames na postagem em que o filho de Eddie, Wolf, anunciou a morte do pai.

Comentários Van Halen - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

David Coverdale agradeceu: "Edward... Obrigado pelos dons extraordinários que você escolheu compartilhar conosco".

Brian Wilson, dos Beach Boys: "Acabei de saber do Eddie Van Halen e me sinto terrível. Eddie era um guitarrista maravilhoso, e me lembro de como o Van Halen era gigante, especialmente aqui em L.A. Amor e misericórdia para a família e amigos de Eddie".

Continua depois da publicidade

A sambista Teresa Cristina, fã da banda, se emocionou em conversa com o UOL:

Influenciou toda uma geração. Eu tinha um carinho muito grande por ele, fiquei muito triste. Ele estava com esse câncer há muito tempo, tinha se curado. É um guitarrista gigante. Muito triste.

Teresa lembrou que a influência dele vai além do rock:

O Eddie inventou muita coisa, além de ser um vocalista do metal ele gravou o riff do Beat It, do Michael Jackson. Sem a guitarra do Eddie Van Halen, a música seria muito diferente do que ela é.

Como esquecer esses acordes?

Sebastian Bach: "Eddie Van Halen e Neil Peart eram bons demais para 2020. Todos nós somos. Meu coração está partido".

Kenny Chesney, cantor country, também lamentou a morte de Eddie: "Ele era um amigo e herói para qualquer um que já segurou uma guitarra e teve um sonho".

"Ele era uma grande influência para Chris e eu quando escrevemos 'Bill e Ted'. Na verdade, quando o diretor Stephen Herek estava lendo o roteiro, ele chegou na terceira página, pausou, colocou o 1984 e continuou. Queríamos que o filme fosse um 'Jump' cinematográfico", diz o produtor Ed Solomon.

Continua depois da publicidade

O diretor e roteirista Paul Feig escreveu: "Bem quando achávamos que não dava para 2020 ficar pior. Não tenho nada a dizer sobre Eddie a não ser o fato de que ele mudou a cara do rock. Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi Eruption quando adolescente. Minha mente nunca se recuperou".

A diretora Ava Duvernay compartilhou um vídeo da banda, com um emoji de coração partido:

O trabalho do músico tocou a vida de muita gente no Brasil. Para homenageá-lo, os usuários do Twitter compartilharam suas histórias.

Continua depois da publicidade