Topo

Morre Zuza Homem de Mello, musicólogo e jornalista, aos 87 anos

7.jun.2013 - Zuza Homem de Melo apresentando o BMW Jazz Festival, que está em sua terceira edição
7.jun.2013 - Zuza Homem de Melo apresentando o BMW Jazz Festival, que está em sua terceira edição
Foto Rio News

De Splash, em São Paulo

04/10/2020 10h35

O musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello morreu na noite de ontem aos 87 anos. O jornal O Estado de S. Paulo confirmou a notícia com a família do paulistano, que morreu enquanto dormia, por infarto agudo do miocárdio.

Continua depois da publicidade

Zuza marcou a história da música brasileira por trabalhos com nomes como Elis Regina, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Dirigiu festivais como O Fino da Música e o Festival de Verão do Guarujá, e apresentou o programa "Jazz Brasil", na TV Cultura.

Em 2018, sua trajetória foi contada no documentário "Zuza Homem de Jazz", dirigido por Janaina Dalri. O longa, inclusive, resgata sua época morando nos EUA, nos anos 1950, quando estudou na prestigiada Juilliard e compareceu a shows de Duke Ellington, Ella Fitzgerald e Billie Holliday.

Zuza é das grandes figuras do meu Brasil. Eu o visitava em Sampa pra conversar e ouvir música, e ele me mostrava tudo. É um conhecedor da música, apaixonado por jazz e íntimo da MPB. E que homem elegante, educado, civilizado!" Caetano Veloso sobre Zuza Homem de Mello

Continua depois da publicidade
Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do indicado na legenda da primeira foto da postagem, Zuza Homem de Mello não foi maestro. A informação foi corrigida.