Topo

Dóris voltou: Regiane Alves recorda 20 anos de TV, mas não se diz veterana

A atriz Regiane Alves está em duas reprises: "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas"
A atriz Regiane Alves está em duas reprises: "Laços de Família" e "Mulheres Apaixonadas"
Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

04/10/2020 04h00

Há uns 20 anos, você poderia ligar a TV e assistir a um dos clássicos do autor Manoel Carlos, como "Laços de Família" (2000) ou "Mulheres Apaixonadas" (2003). E quem apareceria na telinha? Regiane Alves, claro! A reprise simultânea das tramas, na Globo e no Viva, despertou boas memórias na atriz.

Continua depois da publicidade

Espero que eu tenha melhorado. Era muito crua. É bom ver o que passou, como cresci, mas, ao mesmo tempo, fico envergonhada, pensando no que poderia ser diferente. Naquele momento, era o que tinha para oferecer.

As personagens Clara e Dóris infernizaram tanto a vida dos outros nas novelas que Regiane foi quem acabou ficando com fama de chata. Ela se recorda de reações extremas do público nas ruas, especialmente com Dóris, lembrada até hoje por xingar e maltratar seus avós.

Uma senhora bateu nela com um jornal dentro do elevador e outra mulher avançou com seus cachorros quando a viu na rua!

A Dóris era um furacão. Quando as cenas eram pesadas, evitava sair na rua no outro dia. Nunca houve uma personagem como ela. Ela era imoral e querida. A gente foi capa de Veja, IstoÉ, Folha... Na cena da surra, eu fui capa do Extra: 'Vilã do Leblon leva surra do pai'. Bateu recorde de audiência!

Continua depois da publicidade

Hoje, a vilã é lembrada com humor pelos fãs e pela própria Regiane. Ela faz sucesso no Twitter com piadas envolvendo a personagem, mas Dóris realmente deixou seu legado, influenciando até o cenário político da época.

Sempre faço personagens mais dramáticas ou más. Por muito tempo, fiquei com essa imagem de chata. Mas tenho muito humor. Acho que o Twitter dá essa possibilidade, a piada do momento. A Dóris ainda é muito viva na memória das pessoas.

Regiane festeja as redes sociais como uma forma de se aproximar das pessoas que sempre acompanharam seu trabalho. Ela diz que espera que um novo público descubra agora as novelas que já completaram tantos anos de existência.

Continua depois da publicidade

Eu lembro como, no início da carreira, não tinha essa coisa de paparazzi, fotógrafo. Não tinha redes sociais. A gente era distante do público. A gente tinha que fazer teatro para estar perto. Hoje, as pessoas me mandam recado e eu respondo.

Décadas de legado

A aparência de Regiane é quase a mesma de 20 anos atrás, mas suas mais de duas décadas na TV trouxeram muita experiência. A atriz nota a passagem do tempo pelos tipos de personagem que interpreta.

Se Dóris era a filha adolescente em 2003, agora Regiane será mãe de adolescentes na nova temporada de "Malhação" que estreia no ano que vem.

Não tem como correr disso. É a ordem natural. Infelizmente, no nosso país, a valorização vem sempre com os jovens. Nunca com os mais velhos. Penso muito nisso: vão ter bons papéis nessa faixa etária? Será que vou trabalhar até o final da minha vida?

Continua depois da publicidade

O segredo para se manter jovem? Para ela, são dois: João Gabriel e Antônio, seus filhos de 6 e 5 anos. Foram eles que a apresentaram o TikTok e para quem ela está se dedicando ao máximo durante o período de quarentena.

Crianças me deixam mais ativa e jovem. A gente envelhece, mas no fundo parece que ainda é aquela garota de 17 anos cheia de sonhos. Essa quarentena teve um lado positivo: estar em casa com eles. Vai ficar sempre na memória deles que eu estava presente

Com gravações previstas para o final do ano ou início de 2021, "Malhação" será mais um capítulo do longo legado de Regiane. Mas se ela se considera uma veterana? Que nada!

Ainda estou no caminho, tenho muito a aprender. Um dia você faz uma personagem de sucesso e, no outro dia, uma peça com 30 pessoas na plateia. Não dá para se apegar a isso. Acredito no trabalho. O ator tem essa função de levar emoção ao público, e eu espero que a gente não perca isso.