Topo

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro volta à Funarte duas semanas após demissão

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-presidente da Funarte que foi reconduzido a cargo na entidade
Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-presidente da Funarte que foi reconduzido a cargo na entidade
Reprodução/Facebook

Colaboração para Splash

01/10/2020 06h56Atualizada em 01/10/2020 20h25

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), foi reconduzido à Funarte (Fundação Nacional de Artes) duas semanas após ser exonerado da presidência da entidade.

Em vez da presidência, no entanto, o webdesigner e bacharel em Direito foi nomeado para o cargo de diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte. A informação consta na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).

Continua depois da publicidade

Barbosa Querido estava atuando como presidente interino da Funarte desde 7 de maio, quando assumiu de forma provisória após a saída de Dante Mantovani, que não durou nem 24 horas no cargo.

Querido atuou no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro entre 2002 e 2017, onde fazia a gestão da editoração e confecção de boletins.

Em julho, o MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação civil pública para suspender a nomeação de Querido para a presidência da Funarte. Segundo o MPF, o ex-assessor de Carlos Bolsonaro não possui formação e experiência suficiente para o cargo. A Justiça Federal do Rio negou o pedido.

Em 11 de setembro passado, o ex-assessor de Carlos Bolsoanro foi exonerado da direção da Funarte e substituído por Lamartine Barbosa Holanda, coronel da reserva do Exército.

Procurada por Splash, a Funarte diz que não vai se pronunciar sobre recondução de Luciano Querido. Criada em 1975, a instituição tem como missão promover e incentivar a prática e a difusão das artes no Brasil.