Topo

Drink com álcool em gel de 'A Fazenda' é perigoso, alerta médica

Peões curtem piscina após fim da festa shippados em "A Fazenda 2020"
Peões curtem piscina após fim da festa shippados em "A Fazenda 2020"
Reprodução/PlayPlus

De Splash, no Rio

28/09/2020 13h37

Limite parece ser uma palavra que os peões da "Fazenda 12" desconhecem. Durante a festa Shippados, na madrugada de sexta-feira (26), Mariano e Lipe decidiram preparar drinks com álcool em gel, ofereceram para os colegas, sem imaginar o mal que isso pode fazer para o organismo.

"Pode ir, é 70%, está surtindo efeito", disse Mariano para Jake. Os peões foram punidos pela atitude e ficaram 24 horas sem água encanada.

Continua depois da publicidade

A médica especialista em Toxicologia Clínica, Andrea Amoras Magalhães, falou com o UOL e explicou sobre os riscos de se ingerir álcool em gel ou até mesmo álcool 70 líquido.

É importante fazer um alerta para que esses programas não incentivem ou não demonstrem esses procedimentos equivocados para a população. Álcool em gel não foi feito para ser ingerido, álcool 70 também não

Continua depois da publicidade

A médica explica que durante a pandemia, aumentaram os casos de intoxicação por conta da ingestão destes produtos químicos industriais, ainda mais em crianças. "Ele vai ter um efeito esofágico maior do que teria a cerveja, porque ele foi feito numa concentração mais baixa".

"A vodka é de 40%, e o álcool tem 70%, a lesão do trato gástrico é imensa, corrosiva. Além de ser absorvida, você dá uma sobrecarga grande no fígado, tem efeito cardíaco, com possibilidade de arritmia e alteração da frequência respiratória. Essas substâncias não foram feitas para esse fim".