Topo

Fãs questionam J.K. Rowling após autora divulgar produto de loja online

J. K. Rowling foi acusada de promover loja transfóbica
J. K. Rowling foi acusada de promover loja transfóbica

Colaboração para o Splash, em São Paulo

23/09/2020 17h36

J.K. Rowling se envolveu em mais uma polêmica nas redes sociais. A autora de "Harry Potter" compartilhou uma camiseta de uma loja online que traz os dizeres: "esta bruxa não queima". "Às vezes, uma camiseta fala por você", escreveu. Até aí tudo bem, se não fosse o restante do conteúdo da loja.

Continua depois da publicidade

Diversos usuários do Twitter apontaram que a loja na qual a camiseta está à venda possui uma série de produtos com discursos transfóbicos. Entre eles, há uma caneca que diz "Transfóbico notório", um broche escrito "Foda-se o seu pronome" e outro afirmando que "Homens Trans são minhas irmãs".

Os seguidores da autora logo contestaram a sua publicação nas redes sociais. "Que tal considerar apoiar organizações trans-inclusivas em vez de organizações incrivelmente transfóbicas?". questionou uma usuária. "Oprimir os outros não é bravura", opinou outra.

Esta não é a primeira vez que a autora se envolve em polêmicas deste tipo. Em 2019, J.K. Rowling foi acusada de transfobia após falar sobre um episódio em que uma mulher perdeu seu emprego ao se posicionar contra uma legislação que permitiria que pessoas trans se identificassem com outros gêneros.

"Vista-se como quiser. Chame a si mesmo do jeito que preferir. Durma com qualquer adulto que puder consentir e quiser você. Viva a sua vida da melhor forma, em paz e em segurança. Mas tirar as mulheres de seus empregos por dizerem que sexo biológico é algo real?"

- J.K. Rowling

Continua depois da publicidade