Topo

Chris Rock descobre transtorno de aprendizagem e diz que medo foi motivador

Chris Rock tem 55 anos
Chris Rock tem 55 anos
Mario Anzuoni

De Splash, em São Paulo

21/09/2020 09h01

Uma bateria de nove horas de testes cognitivos realizados ainda no início deste ano fez médicos identificarem um transtorno aprendizagem não verbal, ou TANV, em Chris Rock. Aos 55 anos, o comediante entendeu que tem dificuldade em compreender sinais não verbais e acaba interpretando muitas coisas no sentido literal.

Continua depois da publicidade

Ao The Hollywood Reporter, ele disse:

E tudo o que entendo são as palavras.

Apesar disso, ele acredita que essa condição colaborou com sua carreira.

A propósito, todas essas coisas são realmente ótimas para escrever piadas - elas simplesmente não são ótimas para relacionamentos cara a cara.

Ainda assim, Rock vê que a condição também afetava sua vida diariamente.

Continua depois da publicidade

Sempre que alguém me respondia de forma negativa, eu pensava: 'Tanto faz, eles estão respondendo a algo que tem a ver com quem eles pensam que eu sou'. Agora, estou percebendo que fui eu. Muito disso fui eu.

Com a ajuda de dois terapeutas, o ator está tentando entender suas limitações. Além do diagnóstico recente de distúrbio de aprendizagem, Rock também falou sobre reavaliar os traumas de infância.

O medo, inclusive, foi um grande motivador no início da sua carreira. E essa foi a primeira vez que ele lidou com seu passado de uma forma não cômica.

Eu tinha essa ótima combinação de grande ego e baixa autoestima. E o ego coloca você no palco, mas a baixa autoestima é o que o faz praticar tanto porque você não acredita em si mesmo. Você pensa que é uma fraude total - e você não acha que qualquer um poderia amá-lo por ser você, então você tem que ser bom nisso.

Continua depois da publicidade