Topo

Menina Solta, Giulia Be reflete sobre autoaceitação: 'É uma batalha diária'

Giulia Be
Giulia Be
Bernie Walbenny/Divulgação

De Splash, no Rio

20/09/2020 04h00

A carioca Giulia Be, dona do hit "Menina Solta", tem apenas 21 anos e passa em suas letras a segurança de uma mulher dona de si. Não é à toa que em uma de suas músicas ela canta: "O foda é que eu te amo, mas eu me amo mais".

A cantora diz que a inspiração das letras acontece naturalmente, "mas não sei se é necessariamente por autoestima alta ou amor-próprio".

Continua depois da publicidade

Vejo a importância de você se amar, se aceitar do que jeito que você é, aprender a amar os seus defeitos, mas é uma batalha diária. Estou longe de ter tudo resolvido na minha cabeça.

As letras de suas músicas, "vêm do coração", inspiradas em situações vivenciadas por ela ou por amigas, e têm ajudado muitas minas. Giulia recebe feedbacks de meninas contando que as canções têm sido um bom motivo para elas refletirem e se sentirem mais poderosas.

Não quero também passar a imagem que isso é algo que é super bem resolvido na minha cabeça porque na de ninguém é. Todo mundo tem seus dias, é importante falar sobre isso, mas saber que o amor próprio é o que nos guia, o presente mais valioso que a gente pode nos dar.

Continua depois da publicidade

Fã de Ed Sheeran

Giulia comemora por ter virado amiga de artistas que ela era fã, como Tiago Iorc e Marília Mendonça. Entre os artistas gringos, ela conta que é fã de Ed Sheeran e amaria fazer uma parceria com ele.

Falo do Ed Sheeran em todas as entrevistas, um dia ele vai ver. Meu sonho é escrever uma música com ele. Aqui no Brasil tenho muita vontade de cantar com artistas que admiro na vida toda, como Caetano Veloso, quem sabe.

Carioca camaleoa

O sotaque carregado não esconde que Giulia é carioca! Mas será que ela faz aquele estilo que A-M-A praia e adora sair de chinelinho de borracha por aí?

Continua depois da publicidade

"A coisa mais carioca sobre mim é o sotaque e o fato que amo sol e água de coco. Sou camaleoa, sempre me mudei a vida toda, tenho muita vontade de conhecer vários cantos do mundo, vou me adaptando. Não acho que caio no estereótipo da típica carioca, da rata de praia".

Gosto pela música

A música sempre fez parte sua vida. A família sempre apoiou Giulia como hobby, tanto que ela fez aulas de piano e violão bem novinha.

"Quando decidi fazer isso como carreira foi um susto, mas depois eles viram que esse era meu sonho, era a minha felicidade e hoje em dia são fãs número 1"

Rock in Rio

A carreira de Giulia deslanchou no ano passado. Ela se apresentou no Rock in Rio com Projota. Mas, o grande incentivador para que ela virasse cantora profissional foi James Valentin, guitarrista do Maroon 5, com quem Giulia pôde cantar dos bastidores da edição de 2017 do RiR.

Continua depois da publicidade

Agora Giulia está confirmada no Rock in Rio Lisboa, previsto para acontecer em 2021. Além de Portugal, "Menina Solta" tem feito sucesso em países latinos com a versão em espanhol: "Chiquita Suelta".

Nunca vi o mercado de música como divisa nacional ou internacional. Música é uma linguagem universal.

Continua depois da publicidade

Giulia destaca a força cultural da música brasileira. Carreira no exterior? Não é uma preocupação por enquanto.

"Na verdade faço música que faz sentido, seja isso em inglês ou espanhol, gosto muito de experimentar com línguas diferentes, faz muito sentido para mim fazer uma música que vá para esse caminho".

O ano é dela!

Giulia está bombando e com várias músicas no top 100 do Spotify. Ela foi indicada em duas categorias para o Prêmio Multishow 2020: Música Chiclete do Ano ('Menina Solta') e na categoria Experimente.

No MTV MIAW 2020, ela concorre nas categoria Hino do Ano ('Menina Solta').

Ela está nas paradas das principais plataformas de música. "Se essa Vida Fosse um Filme" ocupou a 25ª posição do Spotify no dia 17/9. No mesmo dia, "Menina Solta" apareceu na 51ª e "Não Era Amor" entrou na posição 73.

Continua depois da publicidade

No YouTube, "Se Essa Vida Fosse Um Filme" também apareceu no top 100 e está com mais de 28 milhões de visualizações. "Menina Solta", sucesso também em Portugal, está com mais de 133 milhões de visualizações no YouTube.