Topo

Baterista de clássicos de Ozzy e Uriah Heep, Lee Kerslake morre aos 73 anos

Lee Kerslake foi baterista de Ozzy Osbourne e do Uriah Heep
Lee Kerslake foi baterista de Ozzy Osbourne e do Uriah Heep
Getty Images

De Splash, em São Paulo

19/09/2020 12h08

O homem por trás da bateria em clássicos de Ozzy Osbourne como "Crazy Train" e "Mr. Crowley" não está mais entre nós. Depois de uma longa batalha contra o câncer, Lee Kerslake morreu aos 73 anos.

A morte foi anunciada por seu ex-colega em outra grande banda, o Uriah Heep, Ken Hensley:

Continua depois da publicidade

É com peso no coração que compartilho com vocês que Lee Kerslake, meu amigo por 55 anos e melhor baterista com quem trabalhei, perdeu sua batalha contra o câncer às 3h30 da madrugada. Ele morreu pacificamente e sua falta será sentida.

Sabe aquela intro de bateria em "Over the Mountain", do disco "Diary of a Madman"? Sim, é dele!

Lee gravou os dois primeiros discos da carreira solo de Ozzy Osbourne, após o cantor deixar o Black Sabbath. Os álbuns foram fundamentais para heavy metal —e que lançaram o fenômeno da guitarra Randy Rhoads: "Blizzard of Ozz" (de 1980) e "Diary of a Madman" (de 1981).

ozzy - Getty Images - Getty Images
Randy Rhoads, Lee Kerslake, Ozzy Osbourne e Bob Daisley (da esq. para dir.) em foto de 1980
Imagem: Getty Images

Meu agente me ligou e disse: 'Quer entrar nessa banda nova do Ozzy?'. Eu disse que não sabia, mas que topava fazer umteste. Foi a primeira vez que ouvi Randy Rhoads e fiquei: 'Uau!'. E, quando ele me ouviu, pulou no ar. Foi ótimo, eles se impressionaram comigo, e eu com eles"

Continua depois da publicidade

Antes de Ozzy, Lee já vinha participando de discos históricos, como dois clássicos do Uriah Heep, banda de hard rock e rock progressivo famosa nos anos 1970, "Demons and Wizards" e "The Magician's Birthday"

Infelizmente, o câncer de próstata de Lee se espalhou e desde 2018 ele falava em tom de despedida, mas ainda com alguma esperança.

Agora tenho câncer nos ossos, que é terrível, então, o médico me deu oito meses de vida. Vou lutar até o fim. Há cinco anos, me deram quatro anos de vida. Quem sabe não aparece um medicamento.

Uma das vitórias finais de Lee foi numa disputa com Ozzy e Sharon Osbourne. Ele se envolveu em pendengas legais com o casal por dinheiro e chegou a falir para bancar os custos dos processos. Tudo o que ele pedia era seu certificado de platina pelos discos em que tocou com Ozzy.

Continua depois da publicidade

A situação foi resolvida com o casal enviando os certificados e uma carta de agradecimento de Ozzy:

Estou muito feliz que Lee está curtindo seus álbuns de platina. Espero que você se sinta melhor. Amor, Ozzy

Ozzy fez sua homenagem no Instagram:

Faz 39 anos desde que eu vi Lee, mas ele vive para sempre nos discos em que tocou para mim

Por coincidência, ontem Ozzy lançou um novo videoclipe para "Crazy Train", com uma animação —curiosamente, Lee não é representado nela, mas sim Tommy Aldridge, que fazia shows com Ozzy no começo da década de 1980.

Continua depois da publicidade