Topo

Segura na mão de Deus! Cresce número de acesso à música gospel na pandemia

Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono, Fernandinho e Priscila Alcantara são alguns dos artistas do gênero gospel mais ouvidos na pandemia Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

17/09/2020 04h00Atualizada em 17/09/2020 10h20

A pandemia do coronavírus fez com que muitos shows fossem cancelados. Grandes festivais não aconteceram. E em meio ao desespero da indústria do entretenimento, as lives surgiram com força. E o mercado gospel foi um dos cresceu consideravelmente, principalmente nas buscas. Em maio, buscas por "live gospel" tiveram uma grande alta.

E esse crescimento não se resume apenas às lives. "Girassol", música de Priscilla Alcantara em parceria com Whindersson Nunes passou das 49 milhões de visualizações no canal do youtuber e mais de 26 milhões somados os dois vídeos da canção disponíveis no canal da cantora.

Lançada em dezembro do ano passado, a letra da música foi escrita por Whindersson em homenagem ao amigo Gabriel Diniz que morreu, aos 28 anos, em 2019 em um acidente de avião em Sergipe.

Whindersson é um amigo muito querido, ele foi muito sensível, preciso naquilo que ele escreveu nessa música. Escreveu num determinado contexto, mas hoje faz muito sentido no contexto que a gente está vivendo. Sei que representa aquilo que muitas pessoas querem, mas não conseguem

Priscilla Alcantara

Grandes medalhões estão investindo no gospel

Luciano Camargo, depois de quase 30 anos de carreira no sertanejo ao lado do irmão Zezé, também resolveu investir na carreira gospel. O cantor anunciou o lançamento de seu primeiro disco solo, "Ti Entrego", com 15 faixas religiosas.

As minas tops!

Além de Priscilla, Aline Barros e Gabriela Rocha entraram no top 100 dos artistas mais ouvidos no YouTube no início de agosto.

Aline lançou dia 12 de agosto o clipe de "Autor de Vida", gravado na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, Rio de Janeiro.

"Descansa", de Stella Laura e "Adorarei", de Fabiana Anastácio, fizeram parte das mais músicas mais tocadas nas paradas do Youtube. A morte precoce de Fabiana, vítima de complicações da covid-19, chocou muita gente, o que talvez justifique a busca maior pelos seus louvores.

A cantora Fabiana Anastácio Imagem: Divulgação

Giovani Mandelli, gerente de Marketing da Todah Music, gravadora de Fabiana, conta que o clipe de "Adorarei" já havia ultrapassado a marca dos 70 milhões de views no canal. No dia que foi anunciada a morte dela, o clipe teve dois milhões de acessos em menos de 30 horas. O vídeo já ultrapassou 83 milhões de visualizações e no início de agosto estava no Top 100 do Youtube há 10 semanas.

Fabiana acompanhava os números dos vídeos no Youtube. Ela acompanhou esse crescimento de consumo nesse período de pandemia, até porque como pastora de igreja, precisou utilizar de ferramentas como Instagram e Youtube para falar com seu público local e fãs

O videoclipe "Aquieta Minh'alma", do Ministério Zoe Vida de Deus, também é sucesso. Ele se manteve em alta nas últimas semanas, com mais de 378 milhões de visualizações.

Entre os comentários, muita gente admite que está ali para tentar aliviar a ansiedade criada pela pandemia do novo coronavírus.

"Quem está assistindo em época de coronavírus? Quem crê que Deus irá mudar a nossa situação?", escreveu um seguidor, identificado como Josué.

Crescimento

Comparando o período da pandemia (março a maio) com o trimestre anterior (dezembro a fevereiro), os artistas Gospel que tiveram maior aumento de streaming foram o cantor Fernandinho, com crescimento de 14,28%, e Diante do Trono, liderado por Ana Paula Valadão, com crescimento de 23,25%.

O Spotify não divulgou os dados, mas, na lista das músicas mais ouvidas no mês de agosto no Brasil, "Girassol", de Priscilla Alcantara entrou para o Top 100 e, em alguns dias, ficou na frente de "Serenata", de Marília Mendonça, "Quem Traiu Levou", de Gusttavo Lima, e "Pupila", de Anavitória, dentre outras.

O que os artistas dizem sobre esse crescimento?

Priscilla Alcantara

Em tempos de crise, de caos, a gente sempre tende a recorrer a alguma fonte de esperança, de fé, que possa sustentar a gente em momentos difíceis. Coisas que transcendem o natural que já está caótico. A música tem um poder muito grande, de trazer efeitos, é como se fosse um mecanismo natural

Ana Paula Valadão, do Diante do Trono

Houve um aumento na busca de canções que trazem uma mensagem de confiança, esperança nos tempos difíceis. A palavra diz que aquele que bebe da água que Jesus dá, jamais terá sede. Creio que o cenário atual traz muita insegurança aos corações e a resposta para todos esses questionamentos, para essa sede, está em Jesus.

Fernandinho

Creio que pelo inesperado, as pessoas procuraram se apegar ao que poderia trazer segurança, alívio e esperança... Por essa busca de respostas e não por, simplesmente, ver na música uma questão de se entreter, se divertir, mas realmente fazer com que a música nos firmasse à fé. E, esse é um caso específico da música cristã que é realmente nos conectar com Deus.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Segura na mão de Deus! Cresce número de acesso à música gospel na pandemia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade