Topo

Não, não estava passando Dragon Ball no 11 de setembro; entenda a confusão

Episódio com Goku virando Super Sayajin nível 3 não estava passando na hora do atentado
Episódio com Goku virando Super Sayajin nível 3 não estava passando na hora do atentado
Reprodução

De Splash, em São Paulo

11/09/2020 11h18

O atentado que atingiu as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York (EUA), é marcado até hoje nas redes sociais brasileiras por uma grande discussão. Hoje, no dia em que o ataque completa 19 anos, as pessoas voltaram a dizer que a Globo teria interrompido um episódio chave da série "Dragon Ball Z" para noticiar o caso.

Continua depois da publicidade

Isso porque muita gente acredita que a emissora cortou o momento em que Goku conseguiria atingir o nível de Super Sayajin 3 no duelo contra Majin Boo. Só que tudo não passa de um exemplo do "Efeito Mandela" - fenômeno em que, de forma resumida, um grupo de pessoas tem certeza de que algo aconteceu de determinada forma, mesmo não sendo verdade.

De fato, o anime era exibido na Globo dentro da atração Bambuluá. O programa começava por volta das 9h20 (horário de Brasília), e "Dragon Ball Z" entrava no ar em torno das 11h15.

A primeira torre do World Trade Center foi atingida por volta de 9h45 (de Brasília). O plantão da Globo demorou menos de 15 minutos para entrar no ar, cortando a atração Garrafinha.

Outra parte dos rumores que é mentira está relacionada ao capítulo que supostamente seria exibido na data. Muitos acreditam até hoje que Goku se tornaria Super Sayajin nível 3 (episódio 245) no dia 11 de setembro de 2001. No entanto, a verdade é que naquele dia seria exibido o episódio 237 ("Vegeta luta por seus entes queridos").

Continua depois da publicidade

O que é Efeito Mandela?

O fenômeno foi batizado assim por causa do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Muita gente tem certeza de que ele morreu nos anos 80 e até tem lembranças de vê-lo sendo enterrado naquela década. Porém, como sabemos, o ex-presidente da África do Sul morreu apenas em 2013.

Encontro entre Lula e Mandela na África do Sul, em 2008 - Reuters - Reuters
Se Mandela morreu nos anos 1980, como se encontrou com o ex-presidente Lula em 2008?
Imagem: Reuters

Fiona Broome, pesquisadora de fenômenos sobrenaturais, foi quem constatou a confusão e batizou o fenômeno, apontando outras ocasiões em que diversas pessoas dizem se lembrar de um fato que não ocorreu (ou aconteceu de outro jeito).

Algumas pessoas foram enganadas pelo efeito Mandela:

Continua depois da publicidade

Teve gente que bugou demais...

Já podemos superar, galera?