Topo

Haja harmonização! Como Galvão aprendeu a amar vinho e fez disso um negócio

Galvão Bueno
Galvão Bueno
Divulgação/Arte UOL

De Splash, em São Paulo

11/09/2020 04h00

Bem, amigos de Splash. Voltamos em definitivo direto do UOL, hoje com um convidado pra lá de especial. Ninguém menos que Galvão Bueno. A voz das vitórias do esporte brasileiro, o rei dos bordões, avô, influencer e ... produtor de vinhos da Campanha Gaúcha. Você sabia dessa?

Continua depois da publicidade

Galvão possui a própria marca há mais de uma década, a Bueno Wines, com vinho feito a partir de uvas colhidas em sua fazenda no pampa gaúcho. Ele se apaixonou pela bebida nos anos 1980, época em que viajava muito pela Europa acompanhando futebol e Fórmula 1.

Observem que hoje Galvão gosta tando de vinho que narra até trator passando em plantação

Eu via que, na maioria dos restaurantes, no almoço ou jantar, toda mesa tinha uma garrafa de vinho. Pensei: 'Isso deve ser bom demais'. Aí começou minha relação com os vinhos e um namoro que virou uma grande paixão
Galvão Bueno, espírito sommelier

E olha o que ele fez!

Além da vinícola, Galvão também criou uma websérie chamada "Na Cozinha com Galvão", inspirada no "Na Estrada com Galvão", em que ensina a harmonizar vinho com qualquer coisa. Ele ainda lança este mês o Empório Bueno, loja virtual que trará produtos mostrados nos vídeos.

Continua depois da publicidade

Vinho harmoniza com tudo, né? E com música é um espetáculo! Galvão, exagerado que é, montou pra gente DEZ playlists temáticas —pedimos uma só, mas não reclamamos—, separadas por gênero musical e o vinho da Bueno Wines que melhor casa com ele. O cara é gênio da narração e do marketing.

Mas por que esta bebida é tão especial para o Galvão, você deve estar se perguntando? Porque, nas palavras dele, "vinho tem alma", seu consumo envolve uma "liturgia" e é fruto do trabalho de muita gente, durante muito tempo. Adaptando Romário: Galvão falando é praticamente um poeta.

Quando abrimos uma garrafa, a gente devolve vida ao vinho que é um prisioneiro durante um certo tempo, nas barricas, nas garrafas. O vinho tem vida, tem alma. É absolutamente fantástico
Galvão sendo Galvão

Continua depois da publicidade

Conta mais pra nós, Galvão: qual jantar regado a vinho mais te marcou e "virou passeio"?

Sérgio Noronha e eu viajávamos de carro na primeira fase da Copa do Mundo de 82, na Espanha, por La Coruña, e encontramos um hotel. Olhando a carta no restaurante, estava o Vega Sicilia Único, um dos melhores do mundo. Um pouco ardido o preço, né? Mas o garçom chamou o sommelier, que veio conversar sobre o vinho. Então criou-se essa relação

Saudoso Sérgio Noronha! Foi jornalista e comentarista da Globo

Galvão e Noronha - Memória Globo/Reprodução - Memória Globo/Reprodução
Galvão Bueno e Sérgio Noronha
Imagem: Memória Globo/Reprodução

A pergunta que não quer calar: quem pagou pelo vinho "ardido"?

Lembro de uma brincadeira. De entrar em contato com o Boni e ver se ele pagava para nós. A resposta foi: noite sim, noite não. E era o que acontecia, por que a cada duas noites a gente dormia num hotel
Espertinho, hein?

Continua depois da publicidade

Galvão é sujeito romântico. Perguntamos a quem ofereceria uma taça de vinho hoje, e ele escolheu a esposa Desireé, com quem é casado há 20 anos e inspirou até nome de vinho. Já que o amor está no ar, não poderíamos deixar de mencionar o fato de ele ter virado o novo NAMORADINHO DA INTERNET .

Namoradinho da internet e da Desireé, claro. Com todo o respeito

Comecei a mostrar mais da minha vida pessoal na internet, o Galvão Bueno pai, marido, amigo, cidadão normal como qualquer outro. Se houve essa interação e as pessoas estão gostando, ótimo! Não foi nada projetado, veio naturalmente e estou curtindo muito isso!

Esta arraia desavisada que o diga!

Sempre quis perguntar: mas como é ser redescoberto na internet e ser amado, depois de tanto 'cala a boca, Galvão'?

Continua depois da publicidade

Achei muito engraçada essa história de 'namoradinho da internet'. Um namoradinho com 70 anos? É uma coisa curiosa, mas se é assim que estão me vendo, ótimo!
Galvão Bueno

Não há idade para ser namoradinho de ninguém, Galvão!

E nem para dançar assim

Um brinde ao grande Galvão!